terça-feira, 13 de abril de 2010

Barão de Cocais será subsede da Taça BH de Juniores

Barão de Cocais será subsede da XXVI Taça Belo Horizonte de Futebol Junior, tradicionalmente disputada no mês de julho. Organizada de forma brilhante pelo competente Chaffit Felipe, figura conhecida como grande batalhador das categorias de base em Minas Gerais, a taça revelou, entre outros atletas, Robinho, Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Keirrison para o futebol mundial, só para ficar nos mais recentes nomes.


O grupo, que tem João Monlevade como sede principal e Barão de Cocais como subsede, terá a presença de Metalusina, de Barão de Cocais, Botafogo (RJ), Goiás (GO), Santos (SP), Madureira e a seleção de João Monlevade. Os três primeiros citados ficarão sediados em Barão de Cocais, enquanto os outros três montarão a base em João Monlevade, uma das principais cidades do Médio Piracicaba.

A Taça BH, desde o ano passado, está sendo transmitida para todo o Brasil e alguns países da Europa através do Sportv, o que torna a cidade onde se realiza os jogos conhecida.

Infelizmente, minha querida Santa Bárbara continua deitada eternamente em berço esplêndido, enquanto cidades vizinhas se organizam e conseguem levar uma das mais importantes competições das categorias de base do futebol brasileiro. Vale lembrar que o tradicional Metalusina, time que já deu trabalho para Atlético, Cruzeiro e América em tempos remotos, no Campeonato Mineiro, disputa a seletiva do Mineiro de Juniores. Não é a toa que Barão de Cocais, de tempos em tempos, revela jogadores para o futebol profissional. O maior jogador da terra, Geraldo, foi ídolo no Flamengo. Para conhecer um pouco da sua história, clique aqui.

Por não aceitar a presença de clubes de empresários, a Taça BH ganha espaço a cada ano e divide as atenções do meio esportivo com a Copa São Paulo, mais antiga e tradicional, mas que virou um torneio apenas para empresários colocarem suas “mercadorias” na vitrine.

Disputada desde 1985, a Taça BH de Futebol Junior tem como seu maior campeão o Cruzeiro, com cinco títulos (85, 93, 95, 01 e 04). O Atlético, atual campeão, conquistou a taça em quatro oportunidades (88, 89, 05 e 09). Flamengo (três vezes), Vasco (duas), São Paulo (duas), Palmeiras (duas), Atlético/PR (duas), são outros grandes vencedores da taça.

Que as equipes de Barão de Cocais e João Monlevade consigam fazer uma grande Taça BH e que as cidades tenham retorno do investimento feito para receber as equipes, que nem tão absurdo assim é.

Um comentário:

Junior disse...

Bela iniciativa buscar as origens do futebol mineiro,que chamava-se Campeonato Metropolitano e só depois de 1958 passou a chamar Campeonato Mineiro.Barão de Cocais revelou vários jogadores para Minas e Brasil.Geraldo,Lincoln,Whashington,Café,Tulica e outros...As empre4sas da região deveriam se unir e patrocinar o Metalusina.Possui um belo estádio e tradição...