terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Filho de Barão de Cocais

Está no blog do Torero e na Folha de São Paulo

JOSÉ ROBERTO TORERO

Zé Cabala e o craque do assobio

De estilo refinado, à la Dener, meio largadão, mas bom de bola, Geraldo Assobiador morreu no auge da carreira


"ELE ESTÁ lá no quartinho dos fundos", disse Gulliver, apontando-me a direção com o queixo. Com poucos passos, cheguei ao sacrossanto templo de Zé Cabala, que pode não ser imponente como uma basílica, belo como uma mesquita, alto como uma sinagoga ou espaçoso feito um terreiro, mas é um lugar de milagres e maravilhas. Fui encontrar o mestre dos mestres alimentado seu sabiá, que ele chama de Nelson Gonçalves. Quando me viu, Zé Cabala não falou nada. Só sentou em sua almofada na posição de lótus, fechou os olhos e começou a assobiar. Imitou pássaros, soprou cantigas e fez uns trilados. Aí ficou de pé, deu uns giros e, quando parou, disse: "Geraldo Cleofas Dias Alves, às suas ordens." "Quem?" "Não me conhece? Nasci em Barão de Cocais, lá em Minas, em 1954." "Não, acho que não..." "Eu era do Flamengo." "Ainda não..." "Fui campeão carioca em 74, joguei pela seleção na Copa América de 75 e fiz muita tabelinha com o Zico. Ele era meu chapa. Nos nossos tempos de juvenil, volta e meia eu dormia na casa dos pais dele. O seu Antunes, pai do Zico, dizia até que eu era o seu filho marronzinho." "Puxa, não estou lembrado..." "Fiz 13 gols em 169 jogos." "Você vai me desculpar, mas..." "Tem uma coisa que vai ajudá-lo: quando fazia uma jogada diferente ou um drible bacana, eu assobiava." "Claro! Geraldo Assobiador!" "Fiiiiiu! Até que enfim!" "Muita gente dizia que você ia ser um novo Pelé." "Exagero. Eu era mais assim do estilo Dener, Robinho..." "Jogava com a camisa para fora, as meias arriadas..." "Eu era meio largadão mesmo." "Dizem que você era nome certo para a Copa da Argentina." "Ah, ali pelo meio da década de 70, eu estava jogando muito bem. O fino mesmo. Fazia umas coisas diferentes, sabe? E aí assobiava. Mas não era para tirar sarro do zagueiro, era por gosto mesmo, igual passarinho. Que nem naquele Fla x Flu de 1976, quando eu dei um passe de calcanhar para o Zico fazer o gol. Fiiiiiu! Muita gente lembra até hoje." "Também teve um lance famoso com o Luizinho, não é?" "Pois é. Um dia, num treino, o cara reclamou que eu segurava muito a bola. Então no jogo seguinte, contra o América, eu falei para ele: "Luizinho, você quer que eu lhe passe a bola, né? Então, quando o juiz apitar o começo do jogo, toca para mim e corre para o gol". Pô, dito e feito, eu segurei a bola por um tempinho, lancei e ele pimba! Marcou. Fiiiiiu! Quem se distraiu perdeu o gol." "Sua carreira acabou cedo, não é?" "É. Eu tinha só 22 anos. Fui fazer uma operação besta, tirar as amídalas, mas tive um choque anafilático, uma parada cardíaca e fiiiiiiiu..." "Morreu no melhor momento da carreira." "O melhor nem tinha começado. Ah, os gols que deixei de marcar... Os dribles que deixei de fazer... Os assobios que deixei de dar... Tudo o que podia ter sido e não foi... Morrer jovem é a coisa mais triste que tem." Então ele fechou os olhos e soltou um longo assobio, um assobio dolorido e triste, e eu saí de mansinho.


Nota do blog: Sempre ouvi histórias sobre "Geraldo do Flamengo", como é conhecido em Santa Bárbara e Barão de Cocais. Algumas delas falam que seria melhor que Zico, caso não tivesse partido tão precocemente. Geraldo é de uma família que sempre respirou futebol, em uma cidade que frequentemente revela atletas, de grande qualidade ou não, para o futebol brasileiro.

Um comentário:

linda disse...

O pai de Geraldo Assobiador era um craque do foot-ball, com quem tive a seguinte estória:

Trabalhava comigo, tinha dois filhos craquérrimos - Lincoln e Washington - e me levou um dia para ver o filho menor, Geraldo jogar, ainda com uns 12 anos. Falei para o Osvaldo "boi", seu nome e apelido, que aquele menino, apesar de eximio volante já com aquela idade, infelizmente não ia dar para nada porque não tinha nome de presidente dos Estados Unidos.

Passados uns dez anos recebo um telefonema do querido Osvaldo, com Geraldo já craque do Flamengo, quando me afirmou que seu filho tinha o nome do presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford!!!!!!!