terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Bela iniciativa

Está no Portal Uai:

Três cidades históricas se juntaram para fazer, cada uma, um carnaval grandioso no formato dos velhos tempos. Nas ruas de São João del-Rei (Campos das Vertentes), Mariana e Ouro Preto (Região Central) não vão faltar Mamãe eu quero, Cabeleira do Zezé e Chiquita Bacana. A ordem comum é organizar uma festa com ritmos tradicionais com espaço para marchinhas, desfiles de blocos e escolas de samba. Axé, funk, rock e sertanejo estão proibidos na área pública delimitada para as atrações contratadas pelas prefeituras. Não serão tolerados também qualquer tipo de música alta em carros. Em São João, o prefeito publicou decreto com a proibição e combinou a vigilância com 60 militares que vão cuidar da segurança da folia.

As três cidades se juntaram pela primeira vez para fazer o projeto Carnaval das Cidades Históricas, que será lançado hoje em Belo Horizonte. Além de uma campanha de divulgação comum, eles planejaram em conjunto a programação, a estrutura e a segurança. O objetivo é mudar a cara da farra nesses locais e atrair turistas para o que o secretário de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Ralph Justino, chamou de carnaval de antigamente. “A meninada que quer outro tipo de festa vai para um espaço público maior. Não somos contra nada, mas não é nosso perfil.”

Outros estilos musicais terão espaço em áreas fechadas e pagas para garantir opção para todos. Em São João, o estacionamento da Universidade Federal (UFSJ) receberá o Carnaval Universitário. Justino e os outros secretários acreditam que a folia nas cidades históricas mineiras pode ficar tão famosa quanto as mais tradicionais do país – Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

O grupo pensa em convidar ao menos mais dois municípios – Sabará e Diamantina – e fazer uma festa ainda maior com possibilidade de financiamento do governo federal e de empresas, a partir de 2010. O grupo congrega cidades com conjuntos históricos significativos, desde que tenham mais de 40 mil habitantes com estrutura básica para atender visitantes. “Queremos trazer para essas cidades pessoas que respeitem o patrimônio e a segurança.”

Programa

Em São João del-Rei, a Avenida Presidente Tancredo Neves vai receber desfiles de escolas e blocos a partir das 20h nos dias do carnaval. Às 15h, diariamente, a turma das marchinhas estará no Centro. Em Mariana, a prefeitura garante que a cidade está preparada para receber mais de 30 mil pessoas. Em busca do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, da Unesco, a cidade vai embalar foliões com motivações contra a violência. Entre as atrações mais populares estão os “catitães”, bonecos gigantes e artesanais que saem às ruas de Mariana desde 1852.

A vizinha Ouro Preto dividiu a programação em cinco espaços no Centro Histórico. Haverá apresentação de grupos tradicionais, será hip hop e também axé e funk, no Estacionamento da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

O link: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/02/03/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=97766/em_noticia_interna.shtml

Nota do blog: quem dera se Santa Bárbara tomasse inicitaivas como essa.

Nenhum comentário: