sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Metade das equipes ainda não venceu no Mineiro

Os campeonatos regionais ainda estão no início.

Alguns com quatro, outros com cinco e, no máximo, oito rodadas disputadas. Há inclusive equipe que disputou apenas uma partida.

Várias fórmulas de disputa diferentes.

Nos nove principais regionais - BA, SC, RS, GO, RJ, MG, PR, SP e PE – considero aqueles que possuem equipes na Série A, em seis deles há equipes que ainda não sentiram o doce gostinho dos três pontos.

No campeonato gaúcho, disputado por 16 clubes, divididos em dois grupos, o Avenida e o Brasil, de Pelotas, ambos do grupo A, não sabem o que é vencer. A maioria das equipes, inclusive o Avenida, disputou cinco partidas. O Brasil estreou na competição na última terça-feira, empatando em 3 a 3, com o São José, após o acidente que a delegação sofreu durante a pré-temporada.

Em Goiás o campeonato conta com 12 equipes, também divididas em dois grupos. O lanterna do grupo A é o Anápolis, com dois pontos; o do grupo B é o Jataiense, também com apenas dois empates.

A Taça Guanabara é mais um certame dividido em grupos. E os dois piores da competição estão no grupo B. Friburguense, 2 pontos e Bangu, apenas um empate.

No Campeonato Parananense, 15 clubes jogam entre si na primeira fase. Paranavaí (3 empates em quatro jogos) e o Cascavel (um empate), ainda não triunfaram.

O Paulista tem a mesma fórmula do paranaense, mas com 20 clubes. O Marília, com dois pontos, e o Noroeste, com um ponto apenas, ainda não venceram.

O caso mais impressionante é o do Campeonato Mineiro. Disputado por doze clubes, todos contra todos, em turno único, a metade das equipes ainda não triunfou nas duas primeiras rodadas. Dois deles, se não venceram, estão invictos. Tupi e Atlético tem dois empates cada. O Social empatou na estreia e foi derrotado na rodada passada. Guarani, Uberlândia e Villa Nova perderam as três partidas que disputaram.

As três são as piores equipes destes estaduais analisados pois ainda não conquistaram nem mesmo um empate.

Nenhum comentário: