terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Observações sobre o Guarani, de Divinópolis

O Guarani, de Divinópolis, disputa desde 2003 o Campeonato Mineiro do Módulo I de forma ininterrupta. O clube da estrela do oeste alcançou o acesso em 2002, quando conquistou o Módulo II e, desde então, não caiu mais.

É o quarto time que está a mais tempo na elite mineira, atrás apenas de Atlético, Cruzeiro e Villa Nova. Em um campeonato no qual os clubes do interior se equivalem, um feito digno de se comemorar. Desde que o Guarani subiu para o Módulo I, vários times passaram pela elite e caíram novamente. Ipatinga, os dois Democratas, Uberlândia, Tupi são alguns exemplos.

Nestes seis anos na elite, a melhor colocação do Guarani foi o quinto lugar, no ano passado. O time teve também o artilheiro da competição, Jajá, com sete gols, que é jogador do Cruzeiro e ainda hoje é ídolo na cidade. O clube esteve ameaçado pelo rebaixamento algumas vezes. Em 2003, 2006 e 2007, foi 10º colocado. Alcançou a sexta colocação em 2004 e no ano seguinte foi o oitavo.

Este ano, o time não vem bem. Foi derrotado na estréia, em Gov. Valadares e perdeu também em casa, para o Uberaba, no último domingo. Como sempre acontece, sobrou para o técnico. Brandãozinho foi demitido após a segunda derrota. No início do ano o clube passou por sérias dificuldades em virtude das chuvas que caíram sobre Divinópolis. O volume de água do rio que passa ao lado do Estádio Waldemar Teixeira de Faria subiu e inundou as dependências do Farião deixando um grande prejuízo para o clube.

Lance de Guarani 0x1 Uberaba, no Farião

A torcida do Bugre é uma das mais fieis do interior do estado. Fácil observar faixas das torcidas em qualquer estádio que o time jogue. No último domingo fez festa, cantou, tentou incentivar o time, mas não foi o suficiente para furar o bloqueio do Uberaba. Boa parte da torcida reclamou muito de alguns jogadores, principalmente do lateral esquerdo Lima.



A torcida do Bugre tentou incentivar o time nas arquibancadas...


... e no famoso morro da Pitimba

A principal estrela do Bugre é o veteraníssimo Hgamenon, que disputa seu 14º campeonato mineiro. O jogador de meio-campo já defendeu diversos clubes, mas fez mais sucesso com a camisa do Guarani. Contra o Uberaba, o ídolo entrou no intervalo e teve atuação discreta. No próximo sábado, mais uma chance de reabilitação, em casa. O time recebe o Tupi, de Juiz de Fora, em busca do primeiro triunfo.

Nenhum comentário: