terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Qual o melhor ataque do Brasil?

A revista Placar que está nas bancas traz na capa uma pergunta: Qual o melhor ataque do Brasil?

Variando a cada estado ou região, na capa fotos dos principais atacantes do futebol brasileiro. Em MG, por exemplo, aparece Diego Tardelli, do Atlético e Wellington Paulista, do Cruzeiro.


Respondendo a pergunta da revista, neste início de temporada o melhor ataque do Brasil é o do Palmeiras, baseado no número de gols marcados por cada jogador da posição. Mesmo não sendo titular, o jovem Lenny balançou as redes cinco vezes. Keirrison, este titular absoluto, fez a festa da torcida sete vezes – quatro no Paulista e três na Pré-Libertadores, contra o Potosi.


O Corinthians, que vive a expectativa da estreia do Ronaldo, ainda não tem um ataque tão poderoso. A principal arma corintiana é o zagueiro Chicão, autor de cinco gols. A dupla de ataque Jorge Henrique/Souza balançou as redes duas vezes, um gol cada. O reserva Otacílio Neto, sozinho, fez o mesmo número de gol que os titulares.


Quem não mudou do ano passado para cá foi o Santos, que sofre de “Kleberdependência”. Um dos artilheiros do brasileiro passado continua reinando solitário no ataque do Peixe. Enquanto ele balançou as redes quatro vezes, Roni fez apenas um. A esperança é o jovem Robson, que entrou na partida contra o São Caetano e fez dois gols.


No poderoso São Paulo, Muricy ainda não definiu o companheiro de Washington, que tem feito o seu papel. Marcou quatro vezes. Dagoberto e Borges que briguem pela titularidade.


Em Minas, a dupla de ataque atleticana marcou os cinco gols oficiais do Atlético até aqui. Diego Tardelli fez quatro e Eder Luis, um. O artilheiro do Cruzeiro no ano é o volante Ramires, com três gols. Thiago Ribeiro ainda não marcou, enquanto Soares (reserva) e Wellington Paulista fizeram duas vezes cada.


No Rio Grande, o artilheiro do Inter é Taisson, com cinco gols. O titular Nilmar marcou três vezes, D’Alessandro e Alex fizeram um gol cada. Dos atacantes do Grêmio, o melhor número é de Jonas, que marcou três vezes, mesmo número dos meias Tcheco e Souza.
Vitor Simões, do Botafogo, é o artilheiro dos cariocas, com cinco gols. Seu companheiro de ataque, Reinaldo, balançou as redes apenas uma vez.



No Flamengo, Marcelinho Paraíba, mesmo chateado com o atraso de pagamentos, marcou duas vezes, mesmo número do recém chegado meia Zé Roberto. Obina, “o melhor que Eto’o” ainda não sabe o que é comemorar uma bola na rede em 2009. Pela mesma entressafra passa Leandro Amaral, no Fluminense. O artilheiro tricolor é Roger, com dois gols. O Vasco tem Pimpão, Faioli e Carlos Alberto com duas bolas na rede cada, mas o artilheiro é o volante Nilton, com três gols.


Abaixo os números de cada atacante (somente atacantes)*:


Keirrison (Palmeiras) – 7 gols
Lenny (Palmeiras), Taisson (Inter), Victor Simões (Botafogo) – 5 gols
3º Kleber Pereira (Santos), Diego Tardelli (Atlético), Washington (São Paulo) – 4 gols
Nilmar (Inter), Jonas (Grêmio) – 3 gols
Roger (Fluminense), Wellington Paulista e Soares (Cruzeiro), Otacílio Neto (Corinthians), Carlos Alberto, Rodrigo Pimpão e Faioli (Vasco), Marcelinho Paraíba (Flamengo), Robson (Santos) – 2 gols
Eder Luiz (Atlético), Reinaldo (Botafogo), Roni (Santos), Jorge Henrique, Souza (Corinthians) – 1 gol cada


· Não estão computados jogos ou torneios amistosos
· Números baseados no site
www.terra.com.br

Nenhum comentário: