quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A briga pela Olimpíada 2016


Sexta-feira, o mundo conhecerá a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Chicago, Madrid, Rio de Janeiro e Tóquio concorrem e disputam, voto a voto, lobby a lobby, a preferência dos delegados do COI. As cidades norte-americana e brasileira, segundo os especialistas, são favoritas. Reconheço que pouco sei sobre essas eleições, a não ser o que todos sabem, que conta mais a política e não a competência. Não é por acaso que Barack Obama, Lula, reis e imperadores estão montando barraca em Copenhagen, para dar aquela forcinha. Há quem afirme que Chicago será eleita porque Obama não correria o risco de ir ao evento se não tivesse certeza da vitória da cidade na qual fez sua base política. Os brasileiros que lá estão, inclusive parte da imprensa, afirmam que o Rio de Janeiro é o favorito.

No Brasil, opiniões na imprensa se revezam, muitas contrárias e outras tantas a favor. De um lado, a crítica dos que imaginam mais uma farra com dinheiro público e, do outro, os que afirmam que ficará um legado para a cidade. Parece até nome de filme: “Um legado para a cidade”, hoje, em Tela Quente.

Na minha opinião, o esporte brasileiro precisa melhorar muito para sediar uma olimpíada. Não vou mencionar os problemas do país, como saúde, segurança, transporte e etc., porque é chover no molhado. Se assim fosse, a Copa também não poderia, jamais, ser disputada aqui na terra dos papagaios. Falando de esportes, o velódromo do Rio de Janeiro, onde ocorreram as provas de ciclismo do Pan/2007 ficou quase um ano abandonado, o complexo aquático deve ser um piscinão para mosquito da dengue. Várias federações de esportes olímpicos quase não têm apoio, seja da iniciativa privada, COI ou, até mesmo, do governo. Qual a última competição de tiro, handball ou ciclismo você teve notícia pela mídia? Até mesmo clubes fortes do voleibol brasileiro quase fecharam as portas este ano.

Claro que nada disso será levado em conta na sexta-feira. As cidades candidatas estarão ansiosas e em festa. O Rio de Janeiro provavelmente parado, com dezenas de globais no palco e o povo nas ruas vestidos de verde e amarelo. Na sexta-feira, será mais um dia em que os brasileiros terão orgulho de ser brasileiro, como acontece a cada quatro anos, na Copa do mundo. Infelizmente, ser brasileiro nessas horas é muito pouco para fazer um país melhor. Caso a olimpíada aconteça no Rio de Janeiro, que os cidadãos que lotarão as ruas ajudem a fiscalizar e cobrar maior seriedade com o meu, o seu e o nosso sagrado dinheirinho.

Um comentário:

Jessica Corais disse...

Concordo totalmente com o seu post!!!

Brilhante mesmo, parabéns!!!

Abraços, Jessica Corais