sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11'09''01

O mundo se lembra do dia 11/09 como a data em que o império foi ameaçado. Nessa data, em 2001, Osama Bin Laden colocou em prática o maior atentado terrorista da história, seqüestrando quatro aviões e jogando dois deles contras as torres gêmeas do World Trade Center, outro no Pentágono e, o último, caiu no deserto. Essa história todo mundo conhece e deve ter virado assunto nas páginas dos livros de história e tema das aulas de ciência política nas escolas e faculdades.

Os atentados de oito anos atrás viraram filmes, de grande qualidade e outros nem tão bons assim. Assisti a vários. Para mim, o melhor de todos eles é o 11’09’’01 – 11 september, documentário com 11 curtas-metragens, de 11 minutos cada, produzido por 11 diretores, de 11 países diferentes. Uma forma de perceber como outros países lidaram com o dia em que os EUA choraram seus mortos.

Mas, no filme, são retratados dois outros acontecimentos que aniversariaram na data em que os aviões se chocaram contra o WTC. O primeiro, 11 de setembro de 1995, na Bósnia, quando o general sérvio Mladic ordenou que soldados matassem mais de 8 mil bósnios, na região de Srebenica.

O outro, dirigido pelo diretor britânico Ken Loach, relembra 11 de setembro de 1973, data do golpe de estado no Chile, quando o presidente Salvador Allende deixou, morto, o palácio La Moneda. Esta parte do documentário está logo abaixo. Se tiverem paciência, assistam o vídeo e tirem suas conclusões.

Ah... hoje é um dia muito importante para mim também. Completo mais um ano como jornalista DIPLOMADO.



Nenhum comentário: