terça-feira, 1 de setembro de 2009

"E se o Arapiraca for campeão"




O título deste post é inevitável.

Em 1980, Chico Buarque e Francis Hime gravaram a música “E se...”, que falava de coisas improváveis de acontecer:

“E se o Pantanal virar pirão
E se o Pão de Açúcar desmanchar
E se tiver sopa pro peão
E se o oceano incendiar
E se o Arapiraca for campeão
E se à meia-noite o sol raiar
E se o meu país for um jardim”

Em outra parte da letra há, também, um “E se o Botafogo for campeão”, em alusão à fila do time da Estrela Solitária naquela época

Naquela época, fora das fronteiras do Nordeste, a Associação Sportiva Arapiraquense era conhecida pelo grande público somente pelos versos do mestre Chico, ou pelo “Gols do Fantástico” que, de vez em quando, mostrava os gols dos confrontos ASA contra os bicho-papões do estado, CSA e CRB.

Na Copa do Brasil de 2000, o ASA protagonizou uma das maiores zebras do futebol nacional eliminando o Palmeiras da competição. Confrontos que serão lembrados daqui há 20, 30 anos. Se o Palmeiras não era um esquadrão, tinha no elenco Marcos, Magrão, Alex, Galeano e, no banco, Vanderlei Luxemburgo. O time alagoano venceu em Arapiraca, 1 a 0, gol de Sandro Goiano, e no Palestra Itália foi derrotado por 2 a 1. O gol fora de casa classificou o ASA para a fase seguinte.

O time é o grande campeão do estado na década, conquistando o campeonato alagoano em 2000, 2001, 2003, 2005 e 2009. Antes, era apenas uma taça estadual, em 1953.

Agora, o ASA chega à decisão da Série C e tem a oportunidade de conquistar pela primeira vez um título nacional. A forma como a CBF formatou a terceira divisão é interessante porque, regionalizada, democratiza o futebol brasileiro. Sempre chegarão às finais times do Norte/Nordeste, contra Sul/Sudeste/Centro-Oeste.

O adversário do ASA será bravo América/MG. O Coelho comeu na Série C o pão que o diabo amassou durante cinco anos. Conquistou o objetivo, o acesso, e a taça seria o grande prêmio para o bom trabalho realizado pela diretoria – que não acreditei que daria certo, com o Conselho Administrativo – elenco e comissão técnica, comandada pelo Rei do Acesso, Givanildo de Oliveira.

Como o Coelho foi campeão da Série B, em 1997, caso o clube conquiste a Série C, fará parte do grupo de clubes que se sagraram campeões das Séries B e C. As cinco equipes que levantaram as duas taças foram (B/C): União São João (1996/1988), Tuna Luso (1985/1992), Sampaio Correa (1972/1997), Brasiliense (2004/2002) e Bragantino (1989/2007).

A campanha dos finalistas, lembrando que as finais serão disputadas nos dias 13/09, em Alagoas, e 20/09, em Belo Horizonte

América Futebol Clube

12 jogos
7 vitórias
2 empates
3 derrotas
18 gols a favor
6 contra
Artilheiro: Bruno Mineiro, 4 gols

Associação Sportiva Arapiraquense

12 jogos
6 vitórias
4 empates
2 derrotas
20 gols a favor
11 gols contra
Artilheiro: Nena, 8 gols. É o goleador da competição, ao lado de Marciano, do Icasa

4 comentários:

André (Deco) disse...

Eu acho que vai dar Coelho, mas seria bacana se o ASA conquistasse a taça! Abs!

Boldinho_D2 disse...

Tomara que dê Coelho. O América precisa disso para tentar se reerguer definitivamente. Coelhão campeão!

Mestre Benicha disse...

Vai ser uma final daquelas pra ninguem botar defeito.

Mas se tivesse que apostar em um vencedor, apostaria no América, como os dois colegas aqui em cima.

Visite também o Rio Futebol, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Michel Farias disse...

Para mim vai dar Coelho!!


Abraço !!!

http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/