quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Futebol do Nordeste agoniza



O futebol nordestino pode ter, em 2009, uma temporada histórica e catastrófica. Faltando oito rodadas para o término da Série A e sete para a B chegar ao final, seis equipes da região das belas praias estão nas zonas de descenso e apenas uma – o Ceará – tem boas chances de subir para a elite do futebol nacional. Na Série A, Sport e Náutico agonizam há bom tempo no G4 do mal. O Sport começou a temporada com euforia, líder do seu grupo na Libertadores mas, depois da desclassificação na competição continental, não se recuperou no Brasileiro. O Náutico foi despencando rodada após rodada até não conseguir mais sair da parte menos nobre da tabela.

Seis equipes nordestinas disputam a Série B. O Ceará, como citado, luta para subir, mas as outras cinco – Bahia, América/RN, Fortaleza, ABC e Campinense – ocupam exatamente as piores posições na tabela. Não é um exercício de futurologia porém, caso as quatro equipes rebaixadas da B para a C sejam nordestinas, e se Náutico e Sport não se recuperarem, a Série A em 2010 terá apenas dois nordestinos – Vitória e Ceará -, um a menos que a edição deste ano.

Já a Série B tem garantidas as presenças de Icasa e ASA/AL, equipes que ascenderam da Série C e, se confirmadas as posições dos últimos colocados, cinco equipes nordestinas disputarão a segunda divisão ano que vem, mesmo número deste ano contudo, o mais preocupante nesses dados é que será o maior descenso da história do futebol do Nordeste. Outro fato nada animador é que as equipes que sobem da C para a B, se não tiverem estrutura e planejamento, apenas passeiam uma temporada na Série B, vide o Campinense que subiu no ano passado.

Desde a adoção dos pontos corridos na elite, em 2003, caíram da A para a B, Fortaleza e Bahia e nenhum time do NE subiu. Em 2004, o Vitória amargou o descenso enquanto o Fortaleza comemorou o acesso. No ano seguinte, nenhuma equipe do Nordeste caiu da A para B, mas somente o Fortaleza disputou a elite e terminou na 13ª colocação. Nesse ano o Santa Cruz conseguiu o acesso, mas caiu no ano seguinte, junto com o Fortaleza, enquanto o NE comemorou o acesso de três equipes, Sport, Náutico e América/RN. O time portiguar ficou apenas uma temporada na elite e caiu em 2007, ano que o Vitória conseguiu subir. No ano passado, nenhuma equipe do Nordeste subiu da B para A, ou fez o caminho inverso.

As equipes nordestinas recebem menos verba de televisão e publicidade e têm torcidas tão apaixonadas e exigentes quanto as grandes equipes do Sul/Sudeste. Em um futebol cada vez mais competitivo, se o pouco dinheiro recebido não for usado de forma inteligente, o resultado certo são campanhas ruins e, em alguns casos, o ostracismo, como o do Santa Cruz, por exemplo, que agoniza na Série D. Uma pena para uma região com torcidas tão apaixonadas e que lotam estádios fazendo grandes festas.

2 comentários:

Mestre Benicha disse...

É uma pena ver o futebol do Nordeste, de tanta história e tradição passar por essa fase.

Os torcedores apaixonados de lá é que pagam o pato.

É torcer pra que essa situação comece a se reverter já no ano que vem...

Visite também o Rio Futebol, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Cézar Vouguinha Cunha disse...

Fala Rivelle!

Obrigado pelo comentário em meu blog e também tenho sofrido com o tempo.. As atualizações e visitas tão cada vez mais difíceis!

Em relação aos nordestinos, é triste... Já revelou bons jogadores e suas torcidas são fantásticas... Triste mesmo...
Abraços!