segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Avaí, o time do 2 a 2



Quando começou o Campeonato Brasileiro e as projeções de quem brigaria pelo título, Libertadores ou para não cair apareceram, a grande maioria – inclusive este blogueiro – cravaram o Avaí com um dos sérios candidatos ao rebaixamento. O time catarinense voltava a disputar a elite do Brasil após 30 anos e não parecia ser forte o suficiente para se manter na Série A.

As previsões pareciam certas à medida que as rodadas passavam. Após seis partidas, o Avaí era o lanterna da competição, com quatro pontos, nenhuma vitória, quatro empates e duas derrotas. O time conseguiu o primeiro triunfo em sua sétima partida, quando derrotou o Fluminense, por 3 a 2, na Ressacada. Mas, depois vieram derrotas para Cruzeiro (1 a 0), Palmeiras (3 a 0) e Botafogo, (2 a 1). O time estava no fundo do poço e enfrentaria, fora de casa, Goiás e Sport Recife. Com muito trabalho e conversa, Silas organizou a equipe e, a partir do jogo no Serra Dourada, o Avaí ficou onze partidas invicto e subiu da lanterna para a quarta colocação. Graças a essa reação, o time de Florianópolis não cai mais. Porém, o início ruim e uma oscilação no returno, fazem o único representante de SC no Brasileirão brigar, no máximo, pela Sul-Americana. Muito bom para quem iniciou o torneio fadado ao rebaixamento.

Mas, o que chama a atenção para a campanha do Avaí não é apenas o fato de ter a maior série invita do torneio. Dos 11 empates até o momento na competição, oito foram por 2 a 2, sendo quatro no mês de outubro.

Dessas oito igualdades em dois gols, em três delas o Avaí chegou a estar com dois a zero contra. Santos e Avaí, na 18ª rodada, Atlético e Avaí, na 20ª rodada e por último, ontem, contra o Sport. Em outras três oportunidades, o time dirigido pelo técnico Silas abriu 2 a 0, mas não segurou a vantagem. Na primeira rodada, contra o Atlético, na Ressacada e na 28ª e 29ª, ambas fora de casa, contra Palmeiras e Botafogo. Os outros 2 a 2 aconteceram na terceira e 27ª rodadas, mas estes foram “comuns”. O Avaí saiu perdendo para o Coritiba, virou o jogo e sofreu o empate e, contra o Cruzeiro, levou um a zero, empatou, sofreu o segundo e buscou a igualdade.

Como escrevi alguns posts atrás, uma certeza o torcedor do Avaí tem nos jogos do time: A emoção vai até o final e o jogo “só acaba MESMO quando o juiz apita pela última vez”.

OS OITO 2 A 2 DO AVAÍ

9/5 - Avai 2x2 Atlético (Evandro e Muriqui/Alessandro e Carlos Alberto)
24/5 – Coritiba 2x2 Avaí (Hugo e Marcelinho Paraíba/Muriqui e Ricardinho)
8/8 – Santos 2x2 Avaí (Madson e Kleber Pereira/Willian e Emerson)
20/8 – Atlético 2x2 Avaí (Eder Luis e Marcos Rocha/Eltinho e Odair)
4/10 – Avaí 2x2 Cruzeiro (Leo Gago e Cristian/Leonardo Silva e Fabrício)
8/10 – Palmeiras 2x2 Avaí (Vagner Love e Robert/Willian e Emerson)
12/10 – Botafogo 2x2 Avaí (Victor Simões,2/Emerson e Willian)
25/10 – Avaí 2x2 Sport (Luis Ricardo e Marquinhos/Wilson e Luciano Henrique)

Um comentário:

Saulo disse...

O Avaí de Silas tá de parabéns pelo belo campeonato que estão fazendo.