sexta-feira, 3 de julho de 2009

Mineirão: jogo 1000 em Brasileiros será este ano. Mas quando?



Há alguns dias, baseado principalmente na informação do Guia do Brasileiro da Revista Placar, informei que Atlético e Botafogo fariam, no próximo domingo, a partida No 1000 no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro. Fui avisado por um jornalista muito competente de Belo Horizonte que os dados da revista estavam incorretos e retirei o post do ar no mesmo dia, para corrigir a informação.



Antes de publicar o texto entrei em contato com a ADEMG que não confirmaram os dados da publicação da Editora Abril porque a autarquia que administra o estádio não tinha os dados fechados somente do Campeonato Brasileiro.

Como já tinha certeza que os dados da Placar não eram os corretos e os da ADEMG não estavam disponíveis, recorri a outras fontes e arquivos para tentar chegar ao número exato de jogos no estádio da Pampulha.

Uma das fontes pesquisadas foi o livro “Mineirão – 40 anos – Paixão e Emoção”, dos jornalistas Wagner Seixas, Alexandre Simões e Carlos Henrique Ribeiro. A publicação foi disponibilizada para a imprensa em 2005, quando o estádio completou quatro décadas. Nele há uma lista com todas as partidas, oficiais e amistosas, realizadas no estádio até setembro de 2005.



Contei, ano a ano, jogo a jogo, todas as partidas pelo Campeonato Brasileiro realizadas no estádio até o Brasileiro de 2002. A partir do Brasileiro de pontos corridos, recorri ao site da CBF que disponibiliza dados mais concretos, embora o livro seja uma ótima fonte de pesquisa. Segundo a publicação, os jogos pelo Brasileiro no Gigante da Pampulha até 2002 são 777 que, somados aos 211 da era dos pontos corridos do site da CBF chegamos ao número de 988 partidas.

O Futpédia, site de pesquisas sobre futebol da Globo.com apresenta também 989 jogos disputados no Mineirão, mas até o final do Brasileiro do ano passado. Com os oito disputados este ano, chegamos a 997 jogos.

Os números não batem, mas a certeza é que, este ano, acontecerá no Mineirão a partida 1000 em Campeonatos Brasileiros.

Se o Futpédia estiver correto, esta partida será Atlético x São Paulo, pela 12ª rodada. Clubes que decidiram um Brasileiro no Mineirão, vencido pelo São Paulo, nos pênaltis, contra um Galo invicto.

Se a contagem do livro "Mineirão 40 anos" for correta, a partida será Atlético x Avaí, pela 20ª rodada.

No dia da partida, um órgão de imprensa de Minas Gerais trará matéria especial sobre os 1000 jogos no palco maior do futebol mineiro e assim, provavelmente, colocaremos fim à duvida.

Nenhum comentário: