terça-feira, 16 de junho de 2009

Santa Bárbara na imprensa

Está no blog do radialista Carlos Ferreira, de Juiz de Fora:

Affonso Penna

Na pequena Santa Bárbara, junto à Serra do Caraça, foi celebrado, ontem, 14/06, o centenário de falecimento de Affonso Augusto Moreira Penna, o primeiro mineiro a chegar à presidência da República pelo voto direto. Desde fevereiro seus restos mortais estão no cemitério da terra natal, resultado de uma campanha que considerou estarem enterrados em suas cidades, com exceção de JK, os presidentes mineiros: Wenceslau Braz em Itajubá, Artur Bernandes em Viçosa, Tancredo Neves em São João del-Rei.

Affonso Augusto Moreira Penna
Político mineiro (30/11/1847-14/06/1909). Presidente da República de novembro de 1906 a junho de 1909.

Afonso Augusto Moreira Pena nasceu em Santa Bárbara-MG, filho de um imigrante português que vem procurar ouro em Minas, no início do século XIX.

Estudou direito em São Paulo e entrou na política em 1874, como deputado provincial. Foi eleito, em seguida, deputado por quatro legislaturas sucessivas, de 1878 a 1889. Além de legislador, também atuou no Executivo, durante o Império, como chefe dos ministérios da Guerra (1882), da Agricultura (1883) e da Justiça (1885).

Affonso Penna perdeu o segundo de seus nove filhos com Maria Guilhermina de Oliveira Penna. O episódio abalou sua saúde, ocasionando sua morte por pneumonia no dia 14 de junho de 1909 no Rio de Janeiro, sem que tivesse terminado o mandato.

Santa Bárbara é terra de jornalistas de Expressão: Ailton Alves (Juiz de Fora) e Rivelli Nunes (Belo Horizonte).

O link: http://carlosferreirajf.blogspot.com/2009/06/affonso-penna.html

Nota do blog: agradeço ao amigo radialista/blogueiro pelo "jornalistas de expressão"

2 comentários:

Fael Lima disse...

STA BÁRBARA...
TERRA FRIA..DO CORAÇÃO QUENTE

Fael Lima disse...

STA BÁRBARA...
TERRA FRIA..DO CORAÇÃO QUENTE