quinta-feira, 4 de junho de 2009

Mais um torcedor morto



Noite passada mais um torcedor morreu vítima da violência do futebol pentacampeão do mundo.
Foi encontrado como um animal, desfigurado e jogado na calçada em uma avenida de São Paulo praticamente nu.

A morte desse torcedor começou a se desenhar na semana passada, quando um outro corintiano também morreu no RJ.

Armaram uma emboscada para o comboio de vascaínos como forma de vingança e o pau quebrou pelas ruas da maior cidade do país.

“Torcedores” tomaram as ruas e provocaram a barbárie.

A FIFA deveria ter como uma das obrigações para o país sediar uma Copa do Mundo a severa punição a torcedores que praticarem vandalismo em dias de partida.

Mas a política não deixa.

Os intere$$e$ falam mais alto.

Cartolas, governadores popstar, prefeitos, lobbystas colocam o time em campo.
O que o verdadeiro torcedor tem para comemorar? Que sua cidade terá uma partida de Copa do Mundo?

Aqui, no país onde morrem torcedores a cada grande jogo.

Sobre este último atentando à sociedade que aconteceu ontem, em São Paulo, vale a pena ler o que escreveu brilhantemente Jose Roberto Torero:

As bestas


José Roberto Torero

O futebol é uma coisa sem importância. É só um esporte. Uma coisa para se ver enquanto não estamos fazendo alguma coisa realmente importante. Uma coisa para descansarmos das coisas importantes.

Ontem, no confronto entre torcedores corintianos e vascaínos, morreu um homem. Morreu um homem por causa de futebol. Morreu por nada.

Morreu porque acha que seu time é melhor, porque não aceita que outros torçam para outros times, porque outros não aceitam que se torça para outros times.
Depois, incendiaram um ônibus. E, antes, no domingo, duzentos santistas imbecis foram atrás de cinquenta corintianos num estacionamento.

Quem acha que seu time é a coisa mais importante do mundo é uma besta. Muitos torcedores organizados, que têm em seu time sua única fonte de felicidade, são umas bestas. Mesmo torcedores que não são de nenhuma organizada, mas que têm no futebol o principal assunto de sua vida, são umas bestas.

Quem vive, morre ou mata por futebol, é uma besta. Não é um pobre-coitado-que-tem-o-futebol-como-sua-única-válvula-de-escape. É simplesmente uma besta.
A questão não é se se deve acabar ou não com as torcidas organizadas. A questão é que não se pode levar o futebol tão a sério. Ele não é tão sério. É um esporte, um negócio, só isso.

Os verdadeiros assuntos são amor, morte e poder. O resto é menor. O futebol é menor. Se alguém coloca este esporte acima de sua família, de seus amigos, de sua gente, da vida, é uma besta.


O link: http://blogdotorero.blog.uol.com.br/arch2009-06-01_2009-06-30.html



Nenhum comentário: