quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Agora é pra valer

Após a participação de Atlético e Cruzeiro no Torneio de Verão, conquistado pelos celestes, após goleada, por 4 a 1, sobre o Nacional, mesmo placar que deu ao Galo a terceira posição, frente ao Peñarol, a temporada do futebol mineiro começa no próximo domingo. Doze clubes disputam o Campeonato Mineiro, com os oito primeiro se classificando para a fase seguinte e os dois piores sendo rebaixados para o Módulo II.

Além da novidade na fórmula, que ganhou uma fase a mais nos mata-matas, a atração é a volta do América, que no domingo já faz o clássico da rodada, contra o Atlético. O Coelho conta com antigos conhecidos da torcida – Evanilson, Wellington Paulo, Tucho, Euller – que prometem comandar o time rumo a uma temporada de vitorias.

O Triângulo Mineiro será representado por três clubes. O Ituiutaba, que desde 2005 disputa a elite mineira, Uberaba, que se salvou do descenso ano passado nas últimas rodadas e o Uberlândia, que tenta parar com a gangorra e se firmar na primeira divisão.

Democrata, de Gov. Valadares, e Social representam o leste mineiro, já que o Ipatinga amargará este ano a segunda divisão.

A região central do estado será representada pelo Guarani, de Divinópolis. O Bugre, se não faz campanhas de encher os olhos, sempre é uma ameaça aos grandes do estado quando joga no Farião. O Villa Nova, do presidente Luizinho, é outra equipe que conta com a força do seu estádio para fazer bom papel no campeonato.

O Tupi, de Juiz de Fora, busca em 2009 no mínimo repetir as duas últimas excelentes campanhas no Mineiro, quando chegou às semifinais. O Galo da Zona da Mata chega com moral após a conquista da Taça Minas Gerais, em 2008.

O Sul de Minas mais uma vez será representado pelo Rio Branco, de Andradas. O Azulão busca vôos mais altos em 2009.

Os grandes favoritos, Atlético e Cruzeiro, reforçaram bem os ataques. O Galo sonha em reviver com Eder Luis e Diego Tardelli grandes duplas que já vestiram a camisa alvinegra. O Cruzeiro manteve a base de 2008 e se reforçou com Weelington Paulista e Soares. No Torneio de Verão, os times funcionaram bem. O Galo marcou seis gols enquanto o Cruzeiro estufou as redes oito vezes.

Domingo as torcidas poderão matar a saudade das equipes pois a bola voltará a rolar nas alterosas.

Nenhum comentário: