terça-feira, 11 de novembro de 2008

Avaí na elite do futebol brasileiro




O Avaí é o 34º clube a disputar o Brasileirão de pontos corridos.

O time do Guga se junta a Criciúma e Figueirense que já representaram Santa Catarina na elite nacional.

Com a participação do time azul de Floripa, os catarinenses empatam em clubes que já disputaram os pontos corridos com os outros dois estados do Sul; Paraná (Atlético, Coritiba e Paraná) e Rio Gde. Do Sul (Grêmio, Inter e Juventude); além de Minas Gerais (Atlético, Cruzeiro e Ipatinga), e Pernambuco (Sport, Náutico e Santa Cruz) que também já tiveram uma trinca de representantes.

O campeão com folgas de clubes que já disputaram a elite desde 2003 é São Paulo, com oito representantes (Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Portuguesa, São Caetano, Ponte Preta e Guarani).

Atrás dos paulistas aparecem o Rio de Janeiro com os quatro gigantes (Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco).

Os catarinenses passam ä frente dos baianos que tiveram duas equipes (Vitória e Bahia). Com apenas um representantes estão o Pará (Paysandu), Ceará (Fortaleza), Distrito Federal (Brasiliense) e Rio Gde. Do Norte (América).

Lembrando que faltam quatro rodadas e três paulistas que não conhecem a elite nos últimos seis anos (Santo André, Barueri e Bragantino), e um goiano (Vila Nova), brigam por duas vagas. Além da Ponte Preta e Juventude que já estiveram entre os maiores.

O Avaí esteve próximo de subir em outras oportunidades. Em 2004, foi o terceiro colocado, perdendo a vaga na última rodada, para o Fortaleza, no saldo de gols.

Em 2006 o time chegou a liderar a Série B, mas perdeu força e terminou na 13ª colocação. No ano passado, foi o 15º colocado.

A última vez que o Avaí esteve na elite foi em 1979, quando disputou nove partidas, perdeu quatro, empatou cinco, fez nove gols e sofreu quatorze. O último jogo na 1ª divisão foi contra o Novo Hamburgo, empate por 1 a 1.

Nenhum comentário: