segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Suposições e constatações

Restam 13 rodadas para o final do Brasileiro.

Se olharmos a tabela de classificação veremos dois blocos. O primeiro, do Grêmio (49) ao outro gaúcho, Inter (36), em 11º lugar. Mas isso, na minha opinião, não quer dizer que estes onze melhores lutarão pelo título.

O caneco será disputado por Grêmio, Palmeiras (meu favorito), Cruzeiro, Botafogo e São Paulo. Sete pontos separam o tricolor paulista, quinto colocado do gaúcho, ainda líder, (49 a 42).

Se na minha opinião disputarão o título, seguindo a lógica ficarão com as vagas na Libertadores, sobrando uma equipe.

Esta quinta equipe que ficará fora da competição mais importante da América do Sul deverá abrir a lista dos classificados para a Sul-Americana, que terá mais sete equipes. Para mim, exatamente as que hoje ocupam as vagas entre a quinta e 11ª posição, mais um. Este um, hoje, é o Atlético (30), na 12ª posição.

E exatamente do Atlético (30) até a nova lanterna Portuguesa brigarão para não cair. E será uma briga de foice no escuro. Nove equipes com direito a uma vaga na Sul-Americana, quatro que se salvarão e quatro que cairão.

Lembrando que nas nove piores posições do campeonato há quatro grandes – Atlético, Santos, Vasco e Fluminense – além do Náutico, Figueirense, Atlético/PR, Ipatinga e Lusa.

O Ipatinga nitidamente melhorou com Márcio Bittencourt;

A Lusa parece não ter forças para reagir;

O Figueirense continua levando goleadas e mandou mais um treinador embora;

O Atlético tem que vencer as duas próximas partidas de setembro porque terá um outubro terrível; enfrenta Palmeiras, Flamengo e Coritiba fora de casa, tem o clássico com o Cruzeiro e o Inter no Mineirão;

O Atlético/PR respirou, mas foi uma vitória sobre a Portuguesa, nada a comemorar;

E o futebol do RJ não quer nem imaginar dois cariocas na Série B em 2009.

Nenhum comentário: