terça-feira, 7 de abril de 2009

Um Campeonato Paulista histórico

A primeira vez que eu me lembro de uma semifinal de Campeonato Paulista disputada entre os quarto grandes clubes foi em 1987, ano que comecei a acompanhar mais a fundo o futebol.

Época da grande revista Placar semanal, que chegava em minha cidade sempre na terça ou quarta-feira após a rodada do final de semana.

E foi através das páginas do Placar que acompanhei aquele eletrizante Paulista/87.

O Corinthians vivia uma grave crise – era lanterna do campeonato - que rendeu uma das capas inesquecíveis da Placar.


Semana a semana foi possível ver o crescimento do time de Parque São Jorge, comandado pelo grande Everton, ex-jogador do São Paulo e do Atlético, além do goleador Edmar e do ponta-esquerda João Paulo.


São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras chegaram às semifinais e fizeram jogos espetaculares. Na primeira partida do mata-mata entre Corinthians e Santos, um domingo à tarde, o Timão coroou a boa fase e venceu por 5 a 1, com quatro gols do centroavante Edmar, praticamente garantindo o inacreditável passaporte na decisão. Época em que goleadas em clássico era algo raríssimo. No jogo de volta, um 0 a 0, bastou.

Do outro lado, Palmeiras e São Paulo se enfrentavam. Neto vestia a camisa do tricolor e Zetti era o goleiro palmeirense, um dos grandes destaques daquele campeonato. E os dois foram protagonistas de uma cena histórica. Na segunda partida, Neto bateu uma falta quase do meio-campo, a bola chegou fraca e a defesa do arqueiro alviverde parecia fácil. Mas a bola caprichosamente passou por baixo das pernas da então promessa do gol palestrino. Um frango clássico.

Após o 0 a 0 da primeira partida, o gol de Neto selou a vitória por 3 a 1 e a passagem do tricolor para a decisão, colocando o Palmeiras mais um ano na fila que já completava 11 anos.

Na decisão, o bravo Corinthians não foi páreo para o São Paulo de Gilmar, Nelsinho, Pitta, Silas, Edivaldo e Lê, que venceu a primeira partida por 2 a 1 e empatou a segunda, sem gols.

Saudosos tempos em que não se discutia, por exemplo, carga de ingressos para torcida visitante.

Nenhum comentário: