segunda-feira, 6 de abril de 2009

Hora de decisão nos estaduais

Os próximos quatro finais de semana serão de emoção nos principais campeonatos regionas do país, com a realização das fases que decidirão os torneios.

Em SP, os quatro gigantes se classificaram para as semifinais. Em meio a discussões do número de ingressos para visitantes e, até mesmo, do local da realização de algumas partidas, Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos prometem grandes jogos para decidir o campeão do regional mais importante do país. Dos quatro, quem está há mais tempo na fila é o Corinthians, que ergueu a taça de campeão paulista, pela última vez, em 2003. O Palmeiras é o atual campeão, o Santos foi bi em 2006 e 2007 e o São Paulo ergueu o caneco em 2005. O Palmeiras, contra o Santos; e o São Paulo, contra o Corinthians, tem a vantagem dos chamados resultados iguais.

No Rio, o óbvio. E como é boa para o torcedor essa rotina. Fla, Flu, Vasco e Botafogo jogam as semifinais da Taça Rio. O time da estrela solitária luta para conquistar também o segundo turno e levar o título carioca sem precisar da decisão. O Vasco está na fila o mesmo tempo que o Corinthians, em São Paulo, desde 2003. De 2004 até 2008, o Botafogo foi campeão uma vez (2005), o Fluminense outra (2005) e o Flamengo ficou com o título estadual em 2004, 2007 e 2008.

Em MG, caso o Atlético confirme a classificação às semifinais, na quarta-feira, contra o Uberaba – o Galo pode perder por até um gol de diferença – fará companhia ao Cruzeiro, atual campeão e classificado após a goleada de 7 a 2 sobre o Tupi, fora de casa e ao Rio Branco, que despachou o América. A outra vaga na semifinal será decidida entre Ituiutaba e Democrata. O time do Pontal chegou na semifinal no ano passado, a Pantera sentiu esse gostinho em 2007. A segunda partida entre as equipes está marcada para quinta-feira, às 18h, no Mineirão, mas isso ainda pode mudar (acredite, se quiser). Essa partida pode marcar o menor público da história do gigante da Pampulha. O “recorde” até o momento é da partida entre Atlético e este mesmo Democrata, no dia 5 de maio de 1999, com 489 pagantes. Dúvidas, aqui.

No Rio Grande do Sul, o Inter despachou o Grêmio e caminha, a passos largos, para o primeiro título no ano do Centenário. O estadual do RS costuma apresentar algumas surpresas, mas dificilmente o Colorado deixará de levantar o caneco.

Nenhum comentário: