sexta-feira, 27 de março de 2009

A tentativa de transformar vítimas em culpados

Trabalhei durante dois anos na Federação Mineira de Futebol. Presenciei e senti na pele a dificuldade de exercer de forma correta o serviço em uma entidade sem credibilidade na praça, devido a acontecimentos de um passado recente.

Durante o tempo que atuei na assessoria de comunicação da FMF – brilhantemente comandada por uma das pessoas mais corretas e sensacionais que conheci – nunca presenciei um ato ou palavra do presidente Paulo Schettino que o desabonasse.

Não estou falando de arbitragem, assunto mais que discutido.

Ontem, o presidente da Itatiaia, Emanuel Carneiro, comentou sabiamente sobre tudo que está acontecendo nas últimas semanas na FMF. Problemas de arbitragem, queda do presidente da comissão, acusações e, agora, o roubo milionários dos cofres da FMF.

Isso somente joga contra o futebol mineiro. Torna-o motivo de chacota nacional.

O Ministério Público pretende investigar o porquê da quantia não estar no banco e, sim, na sede da entidade. O motivo é simples e não é segredo para ninguém. A divida de gestões anteriores com a receita federal colocou a FMF em maus lençois.

Se o dinheiro estivesse no banco, o Governo o reteria para pagamento dessas dívidas. Sem dinheiro, a entidade não funciona. Não há como pagar funcionários e despesas básicas.

Por que o MP não investiga, também, os clubes? Que por deverem a mesma receita federal ganham, como prêmio, uma loteria para ajudar a salvar suas dívidas.

O grande problema é que para a FMF, ninguém torce.

Não escrevo aqui como ex-estagiário. Mas apenas como um profissional que não entende o motivo de tentarem transformar vítimas em réus.

Nenhum comentário: