sexta-feira, 13 de março de 2009

Santa Bárbara na rota dos caminhantes


Cidade da região central do estado será palco do projeto AndaBrasil
A tricentenária Santa Bárbara, distante 112 km de Belo Horizonte, conhecida pelas belezas históricas e naturais, entrou na rota dos caminhantes. A cidade, berço do presidente Afonso Penna, receberá, no dia 15 de março o Projeto AndaBrasil, que tem como objetivo valorizar o espaço rural e fortalecer a atividade agroindustrial e o artesanato da região. O Projeto AndaBrasil é uma realização da Confederação Brasileira de Caminhadas, e conta com o apoio da Federação Internacional de Esportes Populares, sediada na França. O Brasil é um dos 35 países participantes da federação internacional, que conta com mais de 16 milhões de caminhantes em todo o mundo.

O primeiro trajeto do AndaBrasil em Santa Bárbara será no Circuito do Bicame e os participantes percorrerão matas, trilhas e propriedades rurais em 10km de caminhada com duração aproximada de três horas. O objetivo do AndaBrasil não é a competição. Os caminhantes têm seus limites respeitados, podem contemplar a natureza e fazer contato com os moradores da região.

A concentração para a realização do Circuito do Bicame será a partir das 8 horas na igrejinha do lugarejo Cubas, onde serão promovidas feiras de artesanato e apresentações culturais. As inscrições para a caminhada são gratuitas e estão abertas desde o dia 1º de março. Os menores de 12 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Mais informações pelo telefone (31)3832.1616, na Casa da Cultura de Santa Bárbara.

O AndaBrasil tem o apoio do Ministério do Turismo, Ministério de Desenvolvimento Agrário e da Prefeitura de Santa Bárbara. O Circuito do Bicame será o primeiro passo do projeto na cidade que contará, ainda este ano com mais três etapas. No dia 19 de junho, a caminhada acontecerá no Circuito das Histórias. Em agosto, no dia 16, será a vez do Parque Recanto Verde receber os caminhantes. A última etapa do AndaBrasil em Santa Bárbara este ano acontecerá no Circuito de Brumal, no dia 06 de setembro.

Nenhum comentário: