quinta-feira, 7 de maio de 2009

Uma bela iniciativa



De Santa Bárbara, escreve Tião Crispim:



Prezado(a)s amigo(a)s,

Tradicionalmente no período de 20 a 25 do mês de outubro, a bicentenária Biblioteca do Caraça promove a SEMANA DO LIVRO, DA BIBLIOTECA, DA CRIANÇA E DA ECOLOGIA.

Desta programação constam atividades como trilhas ecológicas, exposição de artesanato, apresentações artísticas, contação de histórias, palestras ambientais e distribuição de livros e revistas.

No ano passado participaram cerca de 750 crianças e adolescente (de famílias de baixa renda), do ensino fundamental, de escolas municipais das cidades de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara, Estado de Minas Gerais.

Na expectativa de reeditarmos este ano a distribuição de livros e revistas educativas é que nos dirigimos a (o) amigo(a) no sentido de solicitar a doação de livros e/ou revistas para a distribuição. Os livros e/ou revistas não precisam necessariamente ser novos, é sim, necessário quem estejam em bom estado.

Informamos que nosso propósito é o de levantarmos 1000 (mil) livros, que é o número de alunos previstos para este ano no evento.

Contamos com você.

Um forte abraço do amigo


Sebastião Fonseca e Silva
Voluntário da Biblioteca do Caraça

CONTATO:
tiaocrispim@yahoo.com.br
Telefone: 031 3832 1616 (Casa da Cultura de Santa Bárbara)


A BIBLIOTECA DO CARAÇA:

Como a maioria das Bibliotecas, a Biblioteca do Caraça também foi se formando aos poucos e de acordo com as necessidades do Colégio. Na época do Irmão Lourenço de Nossa Senhora, não havia mais do que 27 livros, sendo todos religiosos.

Os primeiros Padres da Missão que chegaram ao Caraça trouxeram algumas publicações da Europa e do Rio de Janeiro, dando início ao famoso acervo desta Biblioteca. De todos os Padres que por aqui passaram, o que mais contribuiu para a formação do acervo foi o Padre Miguel Maria Sípolis, C.M., que por duas vezes foi superior do Caraça (1854-1857 e 1861-1867). Tendo ido à Europa por diversas vezes, Padre Sípolis trouxe de lá publicações dos séculos XVI, XVII e XVIII.

No século XIX, na Província de Minas, duas Bibliotecas se destacavam pelo número de volumes e pelo valor cultural de seu acervo. Uma era a Biblioteca Municipal Batista Caetano de Almeida, instalada em 1827, na cidade de São João Del Rei. A outra era a Biblioteca do Colégio do Caraça, provavelmente com mais de 30000 volumes.

Quando houve o incêndio em 1968, a maioria dos livros se queimou. Alguns dizem que havia umas 30000 obras, outros citam 40000 e até mais. O que se sabe ao certo é que quase 15000 livros foram salvos pelos alunos e pelos Padres que enfrentaram o fogo para salvar o rico acervo. Hoje, contando com mais de 30000 volumes, a Biblioteca do Caraça guarda dentre suas preciosidades 2500 obras raras.

Para o visitante que sobe a Serra, são necessários tempo e disposição, associados a interesse e cultura, para apreciar os tesouros de uma Biblioteca quase bicentenária, responsável pela formação de tantos homens ilustres que ajudaram a mudar a história deste país.

A Biblioteca atualmente está instalada no segundo andar do prédio onde funcionava o Colégio, que hoje abriga o Museu, a Biblioteca, o Arquivo Histórico e Fotográfico e um Centro de Convenções.

Visite o site;
http://www.santuariodocaraca.com.br/

Escreveu Tião Crispim

Nenhum comentário: