sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Primeiros classificados da Copa do Brasil

Este espaço está um pouco abandonado, eu sei. É a correria e total falta de tempo, mas prometo que voltarei a atualizá-lo periodicamente.

Vamos falar dessa primeira fase da Copa do Brasil:

O grande destaque desta etapa, quando equipes profissionais enfrentam times quase amadores, foi o Atlético, que goleou o Juventus, no Acre, por 7 a 0, com cinco gols do atacante Obina. Jogador que foi vítima de racismo no distante território acreano.

Os outros mineiros, ambos do Triângulo, jogaram no meio de semana em casa e o Uberaba venceu o Londrina, por 1 a 0, em uma partida ruim, e o Ituiutaba foi derrotado na Fazendinha pelo Goiás, por 3 a 2. O BOA continua sem triunfos em 2010.

Os badalados Santos e Vasco decepcionaram as torcidas. O time paulista venceu o Naviraiense apenas por 1 a 0, no Mato Grosso, e o carioca se classificou, mas com uma vitória fora de casa (2 a 1) e um empate, 0 a 0 em São Januário. O Fluminense também terá que fazer o jogo de volta, pois apenas empatou com o Confiança, do Sergipe, por 1 a 1.

O Palmeiras goleou o Flamengo, do Piauí, por 4 a 0, na partida de volta, após vitória mínima na primeira partida. A Lusa fez 7 a 0 no Atlético, de Roraima, e também se garantiu na segunda fase. O Grêmio eliminou a partida de volta ao fazer 3 a 1 no Araguaia.

As outras equipes já classificadas são Corinthians/PR, Ceará, Ponte Preta, Votoraty, Avaí, Bahia, Atlético/GO, Paysandu, Sampaio Corrêa, Atlético/PR, Fortaleza, Paraná e Sport

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Quando dois valem mais que seis

O Rio de Janeiro tem o único campeonato que o campeão do turno comemora como se fosse o grande campeão do estado, com direito a pôster no dia seguinte nos jornais. A tradição e o charme da Taça Guanabara fazem isso.

E o Botafogo foi bi do primeiro turno carioca. Quem diria! Quando perdeu para o mesmo Vasco, por 6 a 0, o time não prestava, Loco Abreu era louco de comandar o ataque da estrela solitária e teve torcedor queimando a camisa em rede nacional. O Vasco era a nova máquina de jogar futebol, Dodô o rei do Rio e Mancini, quem sabe, um novo Telê Santana.

Um mês depois, quem nada valia hoje é visto com olhos deslumbrados. Um time certinho e ciente das dificuldades, comandado com simplicidade pelo iluminado Joel Santana. Os dois gols do Botafogo trouxeram redenção para o time do Manequinho. A goleada histórica, no turno, ficará para sempre marcada na vida de um Vasco x Botafogo, mas a volta por cima do Fogão também deverá ser contada.

O que os botafoguenses não podem esquecer é que, no ano passado, o time foi campeão da mesma Taça Guanabara, a torcida hostilizou o ex-técnico Cuca, que estava no Flamengo, chamando o antigo comandante de eterno vice No fim o Flamengo, de Cuca, acabou ficando com o título estadual e o Botafogo foi novamente vice. Será que este ano a história será diferente?

Sobre o clássico

As flanelas
Uma provocação bem-humorada que os atleticanos, mesmo chateados, precisam entender. Quando o Cruzeiro perdeu a Libertadores, para o Estudiantes, no outro dia o Galão, mascote do alvinegro, entrou em campo com uma bandeira argentina nas cores alvinegras. Faz parte do espetáculo e as torcidas existem para isso mesmo e não para provocar o caos, como antes da partida, na Rua Pd. Eustáquio.

O jogo
O esquema de Vanderlei Luxemburgo funcionou. Começava a marcar o Cruzeiro apenas na intermediária de defesa, buscando os contra-ataques e os atacantes cruzeirenses pouco perigo levaram ao goleiro Carini. Kleber e Thiago Ribeiro pouco fizeram diante da zaga atleticana. Os zagueiros Leonardo Silva, pelo lado azul, e Jairo Campos, pelo atleticano jogaram demais. O Atlético foi melhor durante boa parte da partida, mas incompetente na hora de concluir. Fábio fez poucas defesas. O Cruzeiro mais bem armado e entrosado, matou o jogo nas oportunidades que apareceram.

A falha
Jair Albano Felix falhou feio ao anular o gol de Diego Tardelli. Não era um lance complicado. O Atlético reclama de um pênalti em Muriqui que, na minha opinião, não aconteceu. Também não vi impedimento no lance do gol atleticano, pelo menos pela TV não ficou claro. Foi uma arbitragem normal, exceto pelo lance do gol anulado do Galo.

As substituições
As alterações de Adilson Batista decidiram a partida. Pelo menos, a entrada de Roger. Pegou na bola três vezes. Na primeira, colocou Thiago Ribeiro na cara do gol, na segunda, cobrou o escanteio para o segundo gol e, na terceira, marcou um golaço. Por outro lado, a entrada de Obina no lugar de Renan Oliveira acabou com o meio-campo atleticano. Embora Renan estivesse dormindo em campo, mais uma vez, ocupava o espaço e deixava Muriqui livre no ataque. A entrada de Obina fez Muriqui recuar e o Galo perdeu o meio-campo. E o Atlético não pode jamais contar com Junior e Marques para tentar decidir um clássico. Podem ser úteis quando o time estiver na frente. Para buscar a vitória, não dá.

As bananas e as declarações
Só um ingênuo para acreditar que Luxemburgo mostrou que tem sangue nas veias. É sempre assim, vários gestos daquele já foram feitos para os torcedores, rivais ou não, e a desculpa é sempre a mesma. Foi para mostrar raça. Que nada, foi banana mesmo e uma atitude intempestiva, no calor da partida. Algo que mostra certo desequilíbrio do comandante alvinegro. Alexandre Kalil também passou dos limites, mais uma vez, no twitter. Falou de assalto e pode ser, novamente, punido. Zezé Perrela também falou bobagem, somente para provocar. Não houve nó tático de Adilson em Luxemburgo. Houve, sim, boa utilização dos reservas cruzeirenses, o que não ocorreu pelo lado atleticano.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Quem segura o Ipatinga? E Marco Aurélio? Se segura?

O Ipatinga realizou quatro partidas no Mineirão, três delas como mandante, venceu três e empatou uma. Não há como ignorar o time do Vale do Aço neste Mineiro/10. A vítima de ontem, o América, é um time que se equivale à equipe de Gilson Kleina. Ganhou quem teve mais paciência e falhou menos na defesa que, aliás, na minha opinião, é o ponto forte do Ipatinga na temporada.

A derrota, a segunda seguida, provavelmente terminará com a era Marco Aurélio à frente do Coelho. O experiente treinador é daqueles que precisa de tempo para acertar a equipe. Mas o coro de fora Marco Aurélio, ouvido na partida contra o Tupi, ganhou força na derrota de ontem. Não creio que os presidentes americanos o mantenham a frente do time. O imediatismo do futebol é sempre criticado, mas poucos dirigentes conseguem segurar um treinador após os primeiros resultados infelizes. O Coelho, que pintou como favorito após as duas primeiras rodadas, agora começa a ser questionado se irá se classificar. Muito cedo ainda... Demitir Marco Aurélio pode complicar um trabalho que poderia render frutos quando realmente interessa, na Série B.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnaval de Santa Bárbara

Matérias sobre o Carnaval de Santa Bárbara na imprensa

A do MGTV:



E no portal UOL, basta clicar aqui

A estreia do Cruzeiro


Enrique Marcarian/Reuters
Não há muito o que comentar sobre a partida de estreia do Cruzeiro na Libertadores, contra o Velez Sarsfield, em Buenos Aires. Ela terminou aos dois minutos, com a expulsão do meia Gilberto. Jogador, aliás, que foi o personagem do grupo desde a terça-feira, quando surpreendentemente foi convocado por Dunga para a seleção, até receber o vermelho do árbitro uruguaio logo no início da peleja.

Reclamações quanto ao critério do árbitro Martin Vázquez são válidas, mas as duas expulsões celestes, ao meu ver, foram justas. Gilberto foi imprudente ao entrar daquela forma no malandro zagueiro Sebá e o vermelho não foi nenhum exagero. Os argentinos bateram e, em determinados lances, também mereciam ir para o chuveiro mais cedo, o que o uruguaio não teve coragem de fazer, ao contrário do critério usado com Gil que – justamente – levou dois amarelos e também deixou o campo antes do final da primeira etapa.

O restante da partida foi de um time assustado, se defendendo, e outro atacando, pressionando, mas perdendo um caminhão de gols graças à péssima pontaria dos seus jogadores e boas defesas do excelente Fábio. Em um grupo equilibrado, ainda acho que o Cruzeiro saiu no lucro por não ter sofrido uma sonora goleada. O saldo de gols pode ser importante para decidir o primeiro colocado da chave 7.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cruzeiro e São Paulo em campo pela Libertadores

Cruzeiro e São Paulo iniciam hoje a fase de grupo da Libertadores para os clubes brasileiros.

O time mineiro vai a Buenos Aires encarar seu adversário mais difícil na primeira fase, o Velez Sarsfield. Bom teste para os celestes que ainda não foram colocados à prova em 2010.

Ainda sem ter o time ideal em campo, o São Paulo joga em casa, contra o misto do Monterrey, do México. Existe a possibilidade que Cicinho, que chegou ontem, faça a reestreia com a camisa tricolor.

A Libertadores 10, sem Boca e River Plate, virou um prato cheio para os brasileiros, mesmo com a presença do Estudiantes, campeão ano passado. Não acredito que o título escape de um clube tupiniquim.

Hoje começa a Copa do Brasil

Com 14 partidas, começa hoje a Copa do Brasil 2010. O “caminho mais curto para a Libertadores”já foi mais respeitado, interessante e atrativo. A absurda regra imposta pela CBF que os times da Libertadores não disputem a competição nacional enfraquece o torneio. A falta de datas é uma desculpa que não cola porque bastaria estender a competição durante todo o ano, com as finais disputadas em novembro, para que o calendário comportasse os cinco brasileiros da competição continental.

Embora a CBr 10 esteja recheada de grandes jogadores, como Robinho, Neymar, Carlos Alberto, Diego Souza, Tardelli, Loco Abreu e inclusive seja a mais emocionante dos últimos tempos, aos poucos a segunda competição mais importante do Brasil vai perdendo o interesse de uma mídia que coloca como torneio de verdade apenas a Taça Libertadores da América. Coisa de quem sonha em, um dia,colocar o torneio das Américas no patamar de uma Champions League. Algo impossível de acontecer.

Dos grandes, hoje estreiam o Vasco, na PB, contra o Sousa; O Botafogo, no PA, contra o São Raimundo, o Palmeiras, enfrentando o Flamengo, do Piauí e o Grêmio, no MT, contra o Araguaia. Essa partida do time gaúcho, aliás, é a mostra que a CBr 10 está sendo tratada com ares várzea, como bem lembra a Folha de hoje. O confronto será disputado às 22h50, horário local, 23h50, de Brasília. Horário alterado ontem, pouco menos de 48 horas antes da partida. E o Estatuto do Torcedor foi para o espaço assim como, aos poucos, está indo a própria Copa do Brasil.

A convocação

Certas ou erradas, Dunga tem suas convicções e dificilmente mudará de opinião. Apenas forças superiores (leia-se Ricardo Teixeira ou contusões) convencerão o treinador da seleção brasileira alterar o grupo que, em maio, será convocado para a Copa da África. Nem a pressão da mídia, o apelo popular ou mesmo uma fase mosntruosa de Ronaldinho Gaúcho nos meses que faltam para a convocação final, que farão o “professor”chamá-lo para vestir a camisa amarela.

O grupo para a Copa da África será esse, inclusive com Gilberto, convocado ontem para a lateral-esquerda, mas que não atua na posição há tempos. Isso, para Dunga, pouco importa. Assim como tem pouco valor o que alguns jogadores, como Julio Batista, Doni e Elano fazem (ou não fazem) em seus clubes.

O comandante dos “guerreiros”levará os homens em quem confia. Se será lembrado como um homem de pulso firme e batalhador, ou teimoso que nada entende de futebol, saberemos se a Taça FIFA desembarcar no Brasil lá pelos meados de julho.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Enquanto isso no RJ e em SP...

A chata primeira fase do Paulista, ontem, empolgou pela estreia de Robinho no Santos. Com direito a golaço de letra e Neymar humilhando Rogério Ceni com a paradinha. na minha opinião, a condenável paradinha, mas que o mesmo Ceni que ontem reclamou, já usou algumas vezes.

E no RJ o campeonato começa pra valer agora. Fla x Botafogo e Flu x Vasco se enfrentam nas semifinais da Taça Guanabara. Foram rodadas para determinar o que já se sabia, que os times pequenos do RJ são, cada vez, menores.

Chuva de gols nas Alterosas

Foram marcados 22 gols em seis jogos da 3ª rodada do Campeonato Mineiro.

Apenas um 0 a 0, no encontro dos Américas, da capital e de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. E a torcida do time da casa reclama, e muito, da arbitragem. Em três partidas na elite, o América/TO permanece invicto, mas sem vencer. Foram três empates, dois deles em casa, fato preocupante.

Quem também vai mal, mesmo em casa, é o Ituiutaba, que perdeu mais uma na Fazendinha. A derrota, de virada, 2 a 1, para o Democrata, coloca o BOA na lanterna e o time do Leste de Minas na liderança com sete pontos ganhos.

No jogo de sábado, no Mineirão, o misto do Cruzeiro dessa vez esquentou. Venceu o Villa Nova, por 4 a 2, e mostrou que mesmo com os reservas se classificará com folgas para a próxima fase. Já o Leão do Bonfim precisa se acertar. Ao lado do Ituiutaba, o time de Nova Lima somou apenas um ponto em três partidas.

Também no sábado, em Juiz de Fora, o Tupi lavou a alma. Goleou a Caldense, por 5 a 1, com três gols de Ademilson que agora é artilheiro do torneio. O time de Poços de Caldas é mais um que ainda não triunfou.

No clássico do Triângulo o Uberlândia finalmente fez a torcida sorrir. Goleou o Uberaba, 4 a 1, e sonha com dias melhores no Módulo I.

E no Mineirão, jogando bem o primeiro tempo e mal no segundo, o Galo não passou de um empate, 1 a 1, com o bem armado e experiente time do Ipatinga. O Tigre mostrou que a vitória da semana passada, sobre o Cruzeiro, não foi somente devido ao time reserva dos celestes. Destaque para o frango do Carini. O Ipatinga vai dar trabalho neste campeonato e Luxemburgo terá muita dor de cabeça para acertar o Galo.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Está na imprensa

Duas notícias que saíram hoje na imprensa. A primeira está no Globo.com, a outra é uma nota no site comunique-se, na excelente coluna do Moacir Japiassu

Justiça do Trabalho concede liminar que proíbe jogos do Gauchão entre 10h e 18h

Por conta do calor intenso, os jogos do Campeonato Gaúcho das séries A e B, marcados entre 10h e 18h, terão de ser disputados em novo horário. Uma liminar que proíbe a realização das partidas neste período foi concedida pela Justiça do Trabalho na manhã desta sexta-feira. A ação cautelar foi movida pelo Sindidato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul nesta quinta, e a determinção começa a valer já neste fim de semana.

A medida ganhou força nesta quarta, depois que Grêmio e São Luiz de Ijuí se enfrentaram no estádio Olímpico, às 17h, com temperatura na casa dos 40º C. Alguns jogadores do Tricolor, como os zagueiros Rafael Marques e Mário Fernandes, passaram mal. O primeiro teve de ir ao hospital após a partida para tomar soro. Estava desidratado, segundo informou a assessoria de imprensa do clube.

A notícia inteira pode ser acessada aqui

A do Comunique-se:

O apóstolo Tadeu Schmidt
Moacir Japiassu (*)

Fiel telespectador do Fantástico desde o tempo em que o colunista ali trabalhava, nos falecidíssimos anos 80 do século passado, o perseverante e considerado Oséas Martinelli de Carvalho, comerciante em São Paulo, escreve divertida mensagem da qual se extraiu o seguinte trecho:

"O que você e Janistraquis acham do apostolado de Tadeu Schmidt, que pretende ensinar aos artilheiros do futebol a 'forma certa' de comemorar o gol? Ele, que certamente vive nalgum isolado lugarejo nórdico e aparece no Fantástico graças a algum truque eletrônico, sonha com o domingo no qual os craques troquem seus revólveres e espingardas de mentira por buquês de flores, pois assim não 'agrediriam' a sensibilidade dos torcedores brasileiros e suas famílias; como sabemos, não existem armas nem bandidos no Brasil."

Janistraquis e o colunista acham simplesmente burlesca a pretensão do apóstolo Schmidt, ó Martinelli. Aliás, ele deveria iniciar a sagrada missão pela troca do substantivo; ou o distribuidor de flores continuaria a ser chamado de artilheiro?!?!?!?!

A coluna inteira, com outros assuntos, aqui

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Goleada cruzeirense, desmaio do Batista e Fórmula 1

Claro que o Cruzeiro tem muitos méritos pela goleada sobre o Potossi. Um time que faz 7 a 0 merece todos os elogios porque fez aquilo que se espera no futebol, gols. Mas é preciso reconhecer, também, que o Real boliviano é um time abaixo da crítica e se disputasse o regional em Minas Gerais, lutaria para não ser rebaixado. A Libertadores para os celestes começa pra valer na próxima semana, quando os comandados por Adilson Batista estreiam no Grupo 7, contra o Vélez Sarsfield, na Argentina. Os outros adversários são o chileno Colo-Colo e o venezuelano Deportivo Itália.

***

O desmaio do comentarista Batista, em virtude do calor, ontem, antes da transmissão de uma partida do Grêmio pelo Campeonato Gaúcho, me fez pensar em como é possível partidas em horários que a temperatura ultrapassa os 40º graus no gramado. Fluminense e Bangu, recentemente, jogaram no Maracanã com mais de 42º na cabeça. A altitude que tanto se fala e luta contra é totalmente desumano mas, não seria também, esses horários de 16 horas, por exemplo, no horário de verão? Mas mudar horários que a televisão determina é impossível e, para não ferir os interesses da poderosa Globo, não se toca nesse assunto.

***

Chega a ser chata e imbecil esse patriotismo brasileiro quando se fala em Fórmula 1. Bastou alguns comentaristas, como Mauro Cezar Pereira, da ESPN, abordar que os tempos de Fernando Alonso foram melhores que os de Felipe Massa nos testes da Ferrari, para alguns Policarpos Quaresma caírem de pau em cima do jornalista. No mundinho verde amarelo de alguns, não se pode admitir que um gringo seja – ou esteja – melhor que qualquer brasileiro. Não podemos esquecer que jornalista não deve torcer e, sim, informar aquilo que observou, seja qual for o assunto e independente se a torcida brasileira goste ou não.

***

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A segunda rodada do Mineiro

Surpresa na 2ª rodada do Campeonato Mineiro foi a derrota do Cruzeiro, por 3 a 0, para o Ipatinga. Não pela derrota, porque os celestes atuaram com os reservas contra um time experiente, mas principalmente pelo placar. Verdade que o pênalti marcado pelo Ricardo Marques Ribeiro não existiu e a expulsão do Thiago Heleno enfraqueceu ainda mais o time.

O América vencer o Uberlândia, para mim, é normal. O Coelho vai fazer um bom papel no campeonato e o time do triângulo parece que, infelizmente, vai brigar mais uma vez contra o rebaixamento. Já deve oito gols em duas rodadas.

A suada vitória atleticana sobre o Tupi faz os torcedores colocarem as barbas de molho. Tudo bem que é começo de temporada, mas o time ainda não inspira confiança. Luxemburgo deve acertar a equipe e os reforços darão qualidade à equipe, mas o atleticano ficou assustado com o que viu.

Acompanhei no estádio Nassri Mattar o empate entre América/TO e Ituiutaba, por 0 a 0. O time da casa precisa de um centroavante mais forte para almejar algo no campeonato. Mesmo jogando com um mais durante todo o segundo tempo, o Dragão morreu fisicamente na segunda etapa e, mesmo pressionando, levou pouco perigo ao gol do BOA. O time do Pontal ainda teve grandes chances de sair com a vitória do Vale do Mucuri, com direito a bola na trave e gols perdidos embaixo da meta. Como me relataram companheiros do Triângulo, Nedo Xavier faz o time jogar com alegria.

Nada sei sobre Democrata e Villa Nova, 1 a 0 pra Pantera e Uberaba e Caldense, outro 0 a 0. O Villa que se segure e a Caldense não faz, mas também não leva gols.

Grande Fla-Flu

Um Fla-Flu até mesmo quando não vale nada reserva grandes surpresas. O de ontem não foi diferente. Que virada espetacular do time rubro-negro, com grande show do Adriano.

Valeu mais pela gozação entre torcedores do que para o desfecho da Taça Guanabara, que deve ter os quatro grandes nas semifinais.

E o Petkovic continua se achando acima do bem e do mal. Mimado como tantos craques desse pobre futebol moderno. Que o Flamengo saiba tomar as providências necessárias para uma semana que seria de festa não se transformar em crise.