quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Começa a Libertadores para os clubes brasileiros

Sem os tradicionais Boca Juniors e River Plate, com quatro equipes brasileiras que reúnem sete títulos do torneio, começa hoje para os clubes tupiniquins, com a partida do atual vice-campeão, Cruzeiro, a Taça Libertadores da América.

O Cruzeiro vai a Potossi enfrentar o pífio Real, mas que tem na altitude seu principal aliado. O clube boliviano joga para repetir 2008, quando goleou o mesmo Cruzeiro, por 5 a 1, para sonhar em entrar na fase de grupos. Já o time celeste tem na manutenção do elenco a principal arma na tentativa de repetir a boa campanha de 2009. Reforços não estão descartados, mas certamente serão anunciados somente se o time passar pelo adversário dessa fase pré-Libertadores.

O São Paulo, dessa vez, começou a se reforçar e não somente contratar. A chegada de Rodrigo Souto e Alex Silva qualificam o grupo de jogadores que recebeu, desde o fim da temporada passada, os contestados André Luiz e Léo Lima.

O mais badalado time brasileiro neste início de Libertadores é exatamente o que nunca conquistou o torneio. O Corinthians, no ano do Centenário, contratou jogadores experientes para acabar com o carma de nunca se dar bem na competição continental. Ronaldo e Roberto Carlos comandam o time paulista em busca da obsessão chamada Libertadores da América.

O Flamengo chega forte para tentar o bi. Além dos astros Adriano e Petkovic, que comandaram a equipe no hexa brasileiro, o rubro-negro contratou Vagner Love para fazer dupla com o Imperador. O que pode atrapalhar a caminhada é a tentativa de conquistar o inédito tetra regional.

Dos clubes brasileiros, o mais discreto na mídia é o que conquistou o título pela última vez para o futebol do país. Mas o Internacional parece não estar de brincadeira. Contratou Jorge Fossati, campeão de “La Copa”em 2008, pela LDU, e coloca o time reserva no Gauchão para se dedicar totalmente ao bicampeonato das Américas.

Sem Boca e River, os cinco brasileiros aparecem como grandes favoritos ao título continental. Mas, se esse favoritismo vai se transformar na taça, saberemos somente em agosto.

Nenhum comentário: