quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Com cara de filme repetido, começa hoje o Mineiro/10

Somente uma grande surpresa fará com que Cruzeiro ou Atlético não fiquem, mais uma vez, com o título estadual em Minas Gerais. Mesmo com a valorização financeira dos clubes do interior e a boa fase do América, respeitado pela volta à Série B e pela boa administração, a diferença dos dois gigantes da capital para os outros é absurda. O Coelho, pela tradição, talvez seja o único que pode surpreender e desbancar Galo ou Raposa do trono no Estadual em Minas Gerais.

Os clubes do interior entram na disputa de um campeonato paralelo. Garantir a permanência no Módulo I é o objetivo. Conseguir uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D, um prêmio. Chegar às semifinais, como o Ituiutaba e Rio Branco fizeram no ano passado, e o Tupi, no anterior, a glória.

O campeonato é curto, são apenas 11 jogos e qualquer cochilo na reta de largada pode terminar com o sonho de uma boa campanha. O Uberlândia, em 2009, perdeu as três primeiras partidas e passou as rodadas restantes lutando contra o rebaixamento, conseguindo escapar nas duas últimas partidas.

A fórmula de disputa não empolga. São 12 equipes e oito se classificam para a fase seguinte. Praticamente impossível que Atlético e Cruzeiro deixem de figurar entre os classificados. A facilidade é tão grande que o Cruzeiro, no campeonato anterior, não escalou o time titular em nenhuma partida da fase inicial e se classificou invicto.

Polêmicas de arbitragem, bate-boca entre dirigentes, reclamações de gramados e estádios, briga pelo túnel, uma equipe sendo saco de pancadas, outra que pode surpreender. Tudo isso veremos no Mineiro 2010. Se você está lembrado de ter ouvido falar de algum dos assuntos listados, fique certo que não é coincidência. É filme repetido mesmo, daqueles que passam na Sessão da Tarde.

2 comentários:

Douglas Nacif disse...

Fala Rivelli,

Saudades dos seus posts. Meu Buteco estava de férias assim como o Futebol Brasileiro, mais agora que a pelota voltou a rondar pelos campos, estamos ai, pra falar de futebol.

E concordo plenamente com seu post. Cruzeiro e Galo, amplamente favoritos ao título, com um diferença tecnica absurda entre as equipes.

Não gosto dessa forma de condução do campeonato Mineiro. O campeonato poderia ser mais enxuto, e copiar a formula do Carioca. Muito mais emoção!

Um forte abraço,

Douglas Nacif.

Anônimo disse...

A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, AM 1580 KHZ, administrada pela Sociedade Mineira de Comunicação, empresa sediada em Juiz de Fora-MG, informa:
O campeonato mineiro de 2010 terá transmissão aqui na Cultura, COM DESTAQUE ESPECIAL PARA O TUPI, e a competição começou em 20/01, com Cruzeiro 6, Uberlãndia 0.
No sábado, 23/01:
Tupi e Ipatinga.
No domingo, 24/01:
Atlético e América.
Narração: Edson Palma,
Comentários: João Begatti,
Entrevistas: Carlos Ferreira,
Plantão: Adão César,
Coordenação: Sérgio Rodrigues e Alessandra Batista.
Na internet: www.cultura.radiomineira.com
No orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
LEIA MAIS AQUI NO BLOG: www.carlosferreirajf.blogspot.com