segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Flamengo é hexa



Foto: Globoesporte.com

Regularidade, planejamento e estrutura são alguns dos requisitos que os especialistas colocam como essencial para um time ser campeão em uma competição de pontos corridos. O título do Flamengo desmente o que os comentaristas sempre afirmaram como primordial para, no começo de dezembro, um clube erguer a taça.

O Flamengo começou o Brasileiro com Cuca no comando e trocou de treinador na reta final da primeira fase, primeiro colocando Andrade como interino e, depois, efetivando o ex-meio campo no cargo.

O clube da Gávea não tem um Centro de Treinamentos como o de outras grandes equipes e as instalações de treinamento não é das melhores.

Durante o campeonato, a diretoria flamenguista apostou em jogadores que, mesmo com indiscutível talento, eram incógnitas se dariam certo no time rubro-negro. Adriano chegou a afirmar que abandonaria a carreira, e Petkovic, numa negociação que desagradou a diretoria de futebol do Flamengo, mas era necessária devido às dividas do clube com o sérvio. Os dois chegaram, assumiram a função de ídolos e foram, ao lado do goleiro Bruno, os jogadores mais decisivos do hexacampeão.

A regularidade do Flamengo também não existiu. No final do primeiro turno, o Fla estava na 10ª colocação, 10 pontos atrás do Inter, campeão simbólico da primeira fase. Mas o time dirigido por Andrade fez um segundo turno espetacular, venceu adversários diretos, como Atlético, Palmeiras e São Paulo, somou 40 pontos em 57 possíveis e, assim ergueu o caneco.

A diretoria rubro-negra acertou ao contratar os jogadores certos para as posições mais carentes do time. Álvaro e Maldonado chegaram e assumiram a função de cuidar do meio-campo e da defesa do time campeão brasileiro.

Talvez o título brasileiro de 2009 seja uma exceção em uma competição longa que premia a regularidade e planejamento, mas já no ano passado um clube tirou 13 pontos de diferença em 19 rodadas e, neste, um clube endividado, que trocou de treinador e apostou em incógnitas ergueu a taça. Pode ser hora dos entendidos reverem seus conceitos e, enquanto isso, os flamenguistas comemoram o título de legítimo e grande campeão brasileiro de 2009.

Um comentário:

Douglas Nacif disse...

Pra muitos torcedores e para a imprensa o Flamengo é Hexa, mais pra CBF é penta!

Fonte: Site da CBF...

http://www.cbf.com.br/seriea/