sábado, 1 de maio de 2010

Amanhã será conhecido último Campeão Mineiro do "velho" Mineirão



Nunca concordei muito com aqueles que, em Minas Gerais, dividem as conquistas dos clubes do estado como antes e depois do Mineirão. Separar as histórias é, na minha opinião, como tornar menos importante os feitos de Satyro Taboada, Niginho, Ninão, Geraldo II, Kafunga, Said, Jairo e Mário de Castro.


Mas, amanhã, será um dia histórico para esses quase 45 anos do Estádio Governador Magalhães Pinto. Por volta das 18 horas deste domingo, Atlético ou Ipatinga darão a última volta olímpica como campeão estadual do “velho” Mineirão.

A partir de 2011, o palco das grandes decisões em Minas Gerais será o Independência ou, eventualmente, a Arena do Jacaré e Ipatingão. O estádio da Pampulha fechará suas portas para dar lugar a um moderno estádio, pronto para a Copa do Mundo e Copa das Confederações.

Nesses 44 anos de Campeonato Mineiro disputados no estádio várias foram as histórias, façanhas, decepções e surpresas. A começar pela hegemonia celeste, do time comandado por Raul, Dirceu Lopes e Tostão, campeão cinco vezes consecutivas nos primeiros anos do estádio. Passando pelo esquadrão do Galo do final da década de 70 e início de 80, hexacampeão mineiro, maior sequência vista no Mineirão.

Inesquecíveis foram as decisões com públicos que passavam das centenas de milhares, como em 1997, quando o Cruzeiro venceu o Villa Nova e ergueu a taça diante de, dizem, mais de 130 mil pessoas.

Ou como esquecer lances de grandes finais? Marcelo e Reinaldo vencendo o Cruzeiro, campeão da Libertadores, no Mineiro de 1976, Eder e Oliveira brilhando em um clássico, sob sol e chuva; Robson impedindo um tri do Atlético, Alessandro calando a reação atleticana contra o América, Fábio buscando duas bolas na meta após sofrer um gol de costas, ou os dois 5 a 0 consecutivos do Cruzeiro sobre o arquirrival.

Amanhã, quando o último torcedor deixar o estádio para comemorar o título e fecharem os portões do gigante da Pampulha estará sendo escrita mais uma página do palco maior de emoções do futebol das Gerais.

Que vença o melhor!

Nenhum comentário: