segunda-feira, 29 de março de 2010

Armando Nogueira (1927-2010)

Difícil encontrar uma pessoa que goste de esportes e, principalmente, de jornalismo esportivo, que nunca tenha se emocionado ao ler um texto do jornalista Armando Nogueira.


O grande jornalista sai de cena em um momento que os esportes e a maioria dos profissionais que escrevem e falam sobre ele preferem o marketing pessoal e o texto vazio à poesia tantas vezes encontradas nos textos por ele assinado.

Cada frase de Armando Nogueira em colunas de jornais ou nas mesas-redondas de futebol era para ser pensada e refletida. Não escrevia simplesmente por escrever, passava uma lição de como fazer jornalismo esportivo com paixão, sem deixar o profissionalismo de lado.

Quem trabalha com jornalismo esportivo e não conhece a obra do botafoguense tem uma ótima oportunidade agora que Armando se foi e dele muito se falará.

A resenha do outro lado da vida está ficando de qualidade. O rubro-negro Mário Filho, o tricolor Nelson Rodrigues, o atleticano Roberto Drummond e, agora, o botafoguense Armando Nogueira. Como o texto desses caras faz falta na imprensa de hoje.

As quartas-de-final do Mineiro

Cruzeiro x Uberaba - Mais preocupado com a Libertadores, o Cruzeiro foide rrotado três vezes na primeira fase do Mineiro. Muito, mesmo jogando com um time alternativo. O Uberaba fez campanha irregular e agora tenta o milagre de desclassificar o atual bicampeão mineiro.

Democrata x Villa Nova - O time do Vale do Rio Doce foi uma das gratas supresas do interior. Muito bem armado pelo competente Moacir Junior, a Pantera foi vice-líder da 1a fase e no mata-mata enfrenta o Villa Nova, que figurava como candidato ao rebaixamento em todas as apostas antes do início do campeonato. Flávio Lopes fez o Leão jogar e o time de Nova Lima agora sonha repetir 1997, quando fez a final com o Cruzeiro.

Atlético x América - O América tentou espacar do Cruzeiro, mas cruzou com o outro rival, o Atlético. O Coelho fez a melhor partida do ano exatamente contra o Galo, na abertura da competição. O Galo, se passar pela Chapecoense na quinta-feira, terá somente decisões pela frente, pelo Mineiro e Copa do Brasil. A dúvida é onde será o segundo clássico, já que o Mineirão está alugado para o Axé Brasil, nos dias 9 e 10 de abril

Tupi x Ipatinga - Na volta à elite mineira, o Tigre fez grande campanha até as duas últimas rodadas. Jogando em casa, empatou duas vezes e perdeu a chance de terminar em segundo. Despencou para a quinta colocação e terá que reverter a vantagem do Tupi, do competente Léo Condé. O comentário ontem, em Juiz de Fora, antes do início da rodada, era que o Tupi queria escapar do Democrata e do seu acanhado estádio Mammoud Abbas. Agora são dois jogos em bons campos, Ipatingão e Radialista Mário Helênio.

domingo, 14 de março de 2010

Aos leitores...

Por problemas técnicos, ficamos 16 dias fora do ar.

Muita coisa aconteceu nessas duas semanas e dois dias:

A seleção brasileira fez o último amistoso antes da Copa...

Times brasileiros jogaram pela Libertadores...

Um temporal interrompeu América/TO e Atlético, no Vale do Mucuri...

Os 25 minutos finais dessa partida foram marcados e cancelados...

O TJD da FMF viveu a polêmica do caso Wellingrton Paulista...

Os meninos do Santos deram show, com direito a 10 a 0 sobre o Naviairense...

O decadente Guns n' Roses tocou em BH...

O serial killer do Contagem foi preso...

Um crime brutal tirou a vida do talentoso Glauco...

e tantos outros acontecimentos, relevantes ou nem tanto.

Mas, esta semana, voltaremos com nossa programação normal.