domingo, 31 de agosto de 2008

Rodada de empates

Seis empates em dez partidas. Apenas 19 gols, média de 1,9.

Apenas um mandante perdeu em casa, o Atlético/PR que foi derrotado na Arena, pelo Palmeiras, por 2 a 1.

O Goiás venceu o Figueirense, ontem, por 2 a 0, e subiu três posições. Os esmeraldinos estão em 10º lugar.

O Sport bateu o Inter na Ilha do Retiro e também pulou uma posição, está em 9º.

Rubro-negros e goianos foram as duas única equipes que conquistaram posições na rodada.

Derrotados, Figueirense e Inter desceram na classificação, assim como o Atlético que empatou sua oitava partida, 1 a 1 com a Lusa.

Na bacia das almas, Coritiba e Flamengo evitaram as derrotas. Os Coxas no Mineirão, contra o Cruzeiro, 1 a 1 e o time celeste perdeu um penalti minutos antes do empate. No Maracanã, o Flu, mesmo à frente duas vezes, não conseguiu vencer o Fla porque Kleberson empatou a partida em 2 a 2, no fim.

O líder Grêmio foi o outro vitorioso da rodada. Bateu o Vasco, em Porto Alegre, por 2 a 1 e continua cinco pontos à frente do Palmeiras.

Os dois 0 a 0 da rodada foram entre Vitória e Ipatinga, no Barradão, e no clássico São Paulo e Santos. Os rivais, aliás, que junto com o Galo são os reis do empate. Oito para cada um.

O Botafogo desperdiçou a oportunidade de subir na classificação, pois só empatou com o Náutico, em casa.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Ê Galo...




Desde quinta-feira li tudo o que foi possível sobre a situação do Atlético após o mais recente vexame, a derrota de 5 a 2 para o Botafogo. Blogs, jornais, sites; ouvi comentários no rádio, assisti a mesas-redondas na TV. Os comentários são praticamente os mesmos. Time medíocre, diretoria errou, a preocupação com o futuro do time no Brasileirão.

Eu penso como a maioria dos analistas mineiros de esportes. A situação do Atlético na tabela é ilusória. O Atlético, infelizmente, não tem time para estar na 11ª colocação. A briga vai ser árdua até o final do campeonato e se escaparmos da Série B será nas últimas rodadas. Só não sei se com a torcida lotando o estádio para empurrar o time, como já fez incontável número de vezes.

Desde o início do ano, o Atlético não venceu nenhum time com melhor qualidade que ele. Perdeu três para o Cruzeiro no ano do centenário, na Copa do Brasil e Sul-Americana caiu diante do Botafogo e, no Brasileiro, mesmo jogando em casa, não venceu Grêmio, Flamengo, Palmeiras e por aí vai. Sem contar os vexames fora de casa ou empates com equipes também medíocres. O Atlético não tem time a altura dos grandes do Brasil. Atenção: time, não clube ou torcida.

A média de público do Galo no Brasileiro é digna de preocupação. O alvinegro é o 11º clube que mais levou torcedores ao estádio, com 13109 torcedores por partida. Para um clube que em 37 anos de disputa do Brasileiro só fica atrás do Flamengo em média ano a ano, muito pouco.

Há a justificativa dos horários, falta de cerveja e a principal, o time horroroso. Tão preocupante quanto a falta de torcedores em campo é o desinteresse da massa com as partidas no rádio ou TV. O atleticano antigamente deixava de fazer qualquer coisa para ver ou ouvir o Galo. Hoje, não. Muitos amigos dizem que não conseguem mais assistir as partidas, preferem outro programa menos masoquista. Há quem até tente, mas muda de canal após 20, 30 minutos, quando o vexame começa a se desenhar.

Bem escreveu o jornalista Leandro Mattos, no blog Girando a Bola. Estão matando o maior patrimônio do Clube Atlético Mineiro. Como convencer com argumentos convincentes uma criança a ser atleticana nos dias de hoje? A filha de um amigo cansou das gozações dos amiguinhos e disse que não torce mais para o Galo. Ela tem apenas seis anos. O que dizer? Que as coisas vão melhorar? Não vejo essa perspectiva. Criança gosta de gols, ver o estádio lotado, gritar o nome dos ídolos. O maior jogador que as crianças atleticanas viram jogar foi Danilinho, que se comparado aos grandes gênios do Atlético, tem futebol proporcional ao seu tamanho.


Um amigo/irmão preferiu sair para fazer uma tatuagem do que ver o time do Atlético na última quarta-feira. Isso mesmo, a dor de algumas agulhadas é melhor que ver Gedeon, Márcio Araújo e outros. Bem fez ele, o sofrimento foi menor.


A situação do Atlético não é SOMENTE culpa do Ziza Valadares. Ele tem sua parcela, principalmente por se cercar de diretores e assessores sem a mínima condição de administrar um clube de futebol. E justamente no ano do centenário. Mas a memória é curta porque o sofrimento ajuda a esquecer o que o Galo já passou e foca no factual.


Apenas para ficar no exemplo de dois ex-presidentes. No início da década de 1990, a torcida do Atlético promoveu o enterro simbólico do então presidente Afonso Paulino. Um sábado, pela manhã, que lotou a porta da sede de Lourdes. A situação era tão ruim que a Veja Minas - encarte da Veja que circulava por aqui - colocou em sua capa uma matéria com torcedores da Máfia Azul estampando faixas em apoio ao então presidente do Atlético. Até mesmo outdoors foram espalhados pela cidade afirmando que só um "Minhoca" pode levar o Galo para debaixo da terra. Para os mais novos que talvez não saibam, Minhoca é o apelido de Afonso Paulino.


Quando Paulo Cury presidiu o Galo, o Estado de Minas estampou em sua capa os jogadores Doriva e Julio Cesar sendo despejados de um flat porque o Atlético não pagou a conta.


A falência atleticana não é de hoje. A bomba é maior nos últimos anos porque o futebol é cada vez mais profissional e, sem credibilidade e principalmente dinheiro não se monta um time competitivo.


Hoje a imprensa faz chacota com a história atleticana, algo inimaginável há alguns anos. Charges citando a frase mais célebre de Roberto Drummond foram estampadas em jornais de BH como motivo de piada que dói na alma atleticana.


O torcedor alvinegro não quer muito. Ele deseja apenas acordar bem após uma partida. Ele não quer abrir os olhos pela manhã e ter como primeira lembrança do dia o vexame da noite anterior.


O atleticano quer apenas que diretores, jogadores e todos respeitem o Atlético,


respeitem a camisa do Atlético,


respeitem a história do Atlético.

Paixão insana


Foto: site globo.com

A revolta está chegando ao extremo.

Primeiro, a carta anônima ameaçando o presidente Ziza e familiares. Agora, a invasão da sede de Lourdes por quatro torcedores trajando materiais da Galoucura.

A paixão de um torcedor pode levar à insanidade e isso à violência, totalmente injustificável.

Se as leis no país fossem severas os quatro idiotas estariam em maus lençóis, pois foram flagrados pelo circuito interno de TV.

Os noticiários, embasados na declaração da PM, informaram que todos os seguranças da sede de Lourdes estavam em horário de almoço.

Como um clube na crise que o Atlético se encontra libera todos (quantos serão?) os seguranças ao mesmo tempo?

Basta um mau resultado, como foi o de quarta-feira, que uma viatura da PM passa a noite em frente à sala de troféus do clube. Mas, somente à noite a segurança é reforçada?

Se não acerta nos reforços dentro de campo, fora dele que a diretoria atleticana também está errando feio.

Complemento às 15:57:
Este blog apurou que a Polícia Militar orientou o departamento jurídico do Atlético a entrar com uma ação contra os torcedores que invadiram a sede. Caso o processo seja instaurado e os invasores condenados, eles poderão ficar impedidos de ir aos estádios em dias de jogos do Atlético e terão que se apresentar a um juiz no horário das partidas.
Basta o Atlético comprar a briga e serão quatro problemas a menos

quinta-feira, 28 de agosto de 2008



A tabela abaixo mostra a situação do Atlético no ano do Centenário:

Amistosos: 3 jogos, 2 gols sofridos, média de 0,66

Campeonato Mineiro: 15 jogos, 15 gols sofridos, média de 1,00

Copa do Brasil: 7 jogos, 8 gols sofridos, média de 1,14

Sul-Americana: 2 jogos, 8 gols sofridos, média de 4,00

Brasileiro: 22 jogos, 39 gols sofridos, média de 1,77

TOTAL: 49 JOGOS, 72 GOLS SOFRIDOS, MÉDIA DE 1,46

Se mantiver a média, o Atlético conseguirá antes do final do ano do Centenário, sofrer 100 gols na temporada. Restam 16 partidas e com mais 28 gols, a defesa alvinegra será centenária.


quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Mais uma goleada no Centenário

O atleticano que viu o início da partida Atlético e Botafogo até teve esperança. Foram 20 minutos de raça e vontade dos jovens jogadores do Galo.

Mas, com 26 minutos, Lúcio Flávio colocou a situação no devido lugar, com dois gols após falhas do jovem Luis Gustavo.

Fatura liquidada, o pior ainda estava por vir para o atleticano.

No 1º minuto da segunda etapa, Jorge Henrique: 3 a 0

Lenilson diminuiu para o Galo, aos 15min.

A pequena torcida atleticana que resistia no estádio começou a ironizar. Gritava "É campeão", "Bilu" e "Olé!"

Aos 20minutos, Carlos Alberto, de cabeça, fez 4 a 1

Gil perdeu um pênalti aos 33minutos...

O Botafogo brincava de jogar futebol

O Atlético brincava, MAIS UMA VEZ, com a cara do sofrido torcedor

Lenilson diminuiu o vexame, aos 36minutos: 4 a 2

Só que 4 a 2 não é goleada.

No Centenário, sair da última competição do ano sem vexame? Não, de jeito nenhum...

Aí, Zé Carlos, aos 40min, decretou mais um triste capítulo na história atleticana: 5 a 2

E no "Seu nome, seu bairro", da Itatiaia, o relato de torcedores atleticanos de 6, 7 anos chorando de tristeza com o time que ensinaram a amar.

Nessa idade, ainda se chora de tristeza.

Daqui a pouco, vira raiva.

Campanha IV


Eleições 2008

Está no Portal UAI:

Confira alguns slogans dos candidatos

Estado de Minas
“Representatividade. O eu não existe, mas sim o nós”Ruy Eletro, candidato a vereador pelo PSDB ”

"Abra o olho, seu voto vale ouro, não troque por migalhas seu tesouro “Benjamim Azevedo, candidato a vereador pelo PV ”

"Assista ao favorito, bom candidato, bom torcedor,sem preconceito de cor, preto e branco vingador “Bernardes, candidato a vereador pelo PMDB

”Vote consciente, vote sereno, fique tranqüilo”Sereno da UFMG, candidato a vereador pelo PT

”Vou invadir a Câmara com os meus cachorros e por os meus cachorros nos políticos corruptos “Cantor Raul, candidato a vereador pelo DEM

”Já pedi seu voto antes, mas agora venho com seriedade para ser o seu candidato”Alberto Cowboy, candidato a vereador pelo DEM

”Nós, negros e negras, queremos a reparação por 500 anos de exploração” Iani, candidata a vereadora pelo PSTU

”Se for eleito para a Câmara, quem vai fazer todos os meus projetos é você eleitor “Délvis, candidato a vereador pelo PP

o link: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_20/2008/08/20/em_noticia_interna,id_sessao=20&id_noticia=76220/em_noticia_interna.shtml

Nota do blog: se a vontade deles trabalhar para o povo fosse tão grande quanto a criatividade...

Dilema atleticano no Mineirão

Seria bom para o Galo o time passar pelo Botafogo, hoje, pela Sul-Americana?

Fanatismos à parte, a pergunta tem fundamento.

Se o avanço na competição internacional é a última chance de brigar por um título no melancólico ano do centenário, o acumulo de jogos pode complicar a situação atleticana no campeonato nacional, que não é das melhores.

Óbvio que o atleticano não torcerá para o time ser desclassificado. Desclassificação, aliás, esperada.

Mas com este elenco limitado, mesmo que passe pelo Botafogo, dificilmente o Atlético seguirá até a decisão do título da Copa Sul-Americana.

E esta limitação do elenco, que tem como principais jogadores dois atletas próximos dos 40 anos, será certamente sentida na luta do Galo para fugir do rebaixamento no Brasileirão, caso o calendário marque jogos às quartas-feiras e finais de semana.

Se o Galo for deslassificado, além de não ser novidade, não será de todo o mal pensando no futuro.

Caso se classifique, que seja resultado da evolução do time, recheado de garotos, que será colocado em campo por Marcelo Oliveira.

O que resta ao atleticano é torcer.

Obs1: Lembrando que o Atlético precisa fazer 2 a 0 para seguir em frente.

Obs2: Hoje, pela mesma Sul-Americana, tem os garotos do São Paulo contra o Atlético/PR, no Morumbi. A primeira partida foi 0 a 0. Novo empate sem gols, decisão por pênaltis.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

domingo, 24 de agosto de 2008

Considerações finais do domingo

A goleada do Atlético, sobre o Atlético/PR, por 4 a 0, foi a tereceira partida do Galo sem sofrer gols em 22 rodadas do Brasileiro. As outras foram contra Fluminense e Portuguesa, ambas no Mineirão.

Carlos Arthur Nuzman, em entrevista coletiva, exaltou a participação brasileira em Pequim como a melhor da história. O presidente do COB comemora as três medalhas de ouro, a maior delegação da história e o maior número de participações em finais olímpicas.

Como bem lembrou Emerson Romano, repórter da Itatiaia em Pequim, o Brasil ficou apenas uma medalha de ouro à frente da Talândia e Mongólia, duas acima de Zimbábue e Azerbaijão.

Por outro lado, o Brasil terminou na frente de Cuba, que foi a 28ª colocada no quadro geral de medalhas, com 2 de ouro, 11 pratas e 11 bronzes.

Quem entende o Adilson?


O Cruzeiro até entrou em campo como favorito, mas não marcou no primeiro tempo.

O Sanatos, que jogava na boa, fez 1 a 0 no final da primeira etapa, com o artilheiro Kleber Pereira.

E veio o intervalo, quando Adilson mexeu no time.

Colocou Carlinhos no lugar de Jadilson, e Bruno na posição de Wanderley.

Sempre a saída do Jadilson...

Ninguém entendeu as mudanças do Adilson.

O Santos gostou do jogo, o Cruzeiro nada criou na segunda etapa.

E Kleber Pereira definiu a partida, fazendo 2 a 0.

O Cruzeiro caiu na tabela...

O Santos respira na zona...

A rodada pós Olimpíada

A imprensa esportiva brasilera volta os olhos agora para o Brasileirão.

Vamos lá:

No Mineirão, o Atlético foi o clube que mais subiu na rodada, três posições, e está na 11ª colocação, após a goleada de 4 a 0 sobre o Atlético/PR. Com direito a golaço de Serginho. O público realmente foi fraco, apenas 577 torcedores ACIMA do público de quarta-feira: 4274 pagantes.

O Náutico não conseguiu vencer o Grêmio, nos Aflitos, porque aos 49' do 2º tempo, numa pressão terrível, Rever definiu o placar e colocou um precioso ponto na conta do líder. O Grêmio, agora, tem cinco pontos acima do 2º colocado, o Palmeiras. Com o empate, o Timbu subiu uma posição.

No Couto Pereira, Coritiba e São Paulo empataram, por 2 a 2,. Pior para os coxas que caíram uma posição. O São Paulo continua a um passo do G4.

Mesma situação de Inter e Flamengo, outro empate da rodada. Uma falha clamorosa de Bruno impediu o Fla de sair do Beira-Rio com os três pontos. Mengo uma posição abaixo, Inter na mesma...

o Palmeiras resolveu o clássico com a Lusa no 1º tempo. Fez 4 a 0, levou dois gols, mas roubou a vice-liderança do Cruzeiro.

Vice-liderança que esteve nas mãos do Botafogo até o final do clássico com o Vasco. Mas o time da cruz de malta buscou o empate e decretou o quarto 1 a 1 da rodada.

E no Vale do Aço o Ipatinga consegiu derrotar o Goiás, por 1 a 0. Mas quando o Tigre vence, os resultados não ajudam... e o time mineiro segue na lanterna porque o Santos venceu o Cruzeiro, como pode ser lido acima...

À tarde e à noite, Brasileirão


Com clássicos regionais:
no RJ e SP. O Palmeiras, que não engrena, mas continua no G4, enfrenta a Portuguesa, que está na zona do rebaixamento, ocupando lugar que já foi do Fluminense.

No Rio, o Botafogo, sensação do campeonato, joga contra o Vasco, que tenta embalar com o técnico Tita.

Com clássicos interestaduais:
entre Santos e Cruzeiro, que dominaram os primeiros anos de pontos corridos. O time mineiro vai ao litoral desfalcado, mas não tanto como na última rodada. O Peixe tenta respirar, mas mesmo que vença não sairá da zona do rebaixamento.

No RS, o Inter, embalado pela goleada de quarta-feira, joga contra o Flamengo, que reencontrou o caminho das vitórias e derubou o outro gaúcho, no meio de semana. O Fla pode até voltar ao G4, caso vença.

Tem também encontro de xarás:
Os Atléticos, em situação parecida na tabela, duelam no Mineirão que, mais uma vez, deve ter um público ridículo. O Galo está apenas dois pontos à frente do rival de hoje e, se perder, pode voltar à zona.

Os outros jogos:
No Couto Pereira, o Coritiba tenta se manter no alto, recebendo o São Paulo, que venceu o rival dos coxas na quarta-feira.

O Ipatinga, de técnico novo, o terceiro no campeonato, tem jogo difícil contra o Goiás, que passa a semana em Minas;

Nos Aflitos, o Náutico tenta espantar a crise contra o líder Grêmio. Náutico e Grêmio, nos Aflitos, sempre será lembrado pelo jogão da Série B, em 2005.

Palpites para hoje: Palmeiras, Botafogo, empate, Inter, Galo, Coritiba, Ipatinga e Grêmio

Brasil e EUA dominam volei mundial

Não veio o bi-olímpico do time dirigido pelo Bernardinho.

O time americano está em um momento melhor, com ligeira superioridade sobre o Brasil. Ligeira mesmo, basta ver as parciais dos quatro sets da final olímpica(20/25, 25/22, 25/21, 25/23).

O ouro ficou nas mãos de um grande time.

Os dois países dominaram as competições do voleibol em Pequim. Os EUA ficaram com três ouros; masculino, praia masculino e praia feminino. E com a prata do time feminino de quadra.

Os atletas brasileiros conquistaram o ouro feminino, na quadra; duas pratas, com o time masculino de quadra e a dupla na areia, além do bronze de Ricardo/Emanuel, também na areia.

Das 12 medalhas na disputa do voleibol, Brasil e EUA conquistaram oito. As quatro restantes ficaram com China (prata e bronze no feminino de praia, e bronze no feminino de quadra), e a Russia que faturou o bronze masculino, na quadra.

sábado, 23 de agosto de 2008

Passou em branco...


Em 21 de agosto, ou seja, há dois dias, foi aniversário de morte do cara..


Dom Raul dos Santos Seixas.


Deste blogueiro raulseixista, um esquecimento imperdoável.


crime sem direito a fiança!


19 anos sem Raul Seixas...
...e toca Raul!!!!




Hoje, só dois jogos do Brasileirão

Em SC, o Figueirense recebe o Vitória. O time da casa tenta se recuperar da derrota para o Coritiba no meio de semana. Os baianos sonham em encostar novamente no G-4.

No RJ o Flu tenta confirmar a reação contra o Sport. O tricolor, que deixou a zona de rebaixamento para trás, sonha agora em entrar na faixa da Sulamericana.

Com uma vitória deixará de ser o pior carioca no Brasileirão, passando o Vasco no critério de desempate. O rubro-negro, que não vence há três partidas, tenta voltar a se dar bem. Mas o que os pernambucanos querem mesmo é que este Brasileiro acabe logo.

Para acabar com o 24 a 19

Não seria demais dizer que o maior nome da vitória feminina no volei é... Zé.

Sem desmerecer ou menosprezar as jogadoras que, finalmente, foram gigantes em quadra.

Mas Zé Roberto sofreu muito nos últimos quatro anos. Apanhou demais, mesmo da imprensa, que não conseguia engolir aquela derrota para a Russia, em Atenas.

E deu a volta por cima em Pequim.

E que volta por cima...

Depois de Atenas, o vôlei feminino ficou com medo de vencer e amarelaram sim, inclusive em casa.

Mas agora podem e devem comemorar.

São ouro, com uma campanha indicustível.

E o fantasma grego de quatro anos atrás foi pulverizado.

Assim como os cartazes de 24 a 19, mostrados ao Zé Roberto, nos ginásios pelo Brasil, rasgados.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Últimas emoções em Pequim

Os últimos dias das Olimpíadas reservaram medalhas para o Brasil.

Algumas comemoradas, outras lamentadas.

Maurren Maggi foi ouro no salto em distância... por 1 cm.

Há distância menor que essa?

Talvez a que o futebol feminino ficou do sonhado ouro, mais uma vez derrotado pelos EUA.

Americanos que também tiraram do Brasil a chance de ficar no alto do pódio do vôlei de praia masculino. A surpresa Márcio/Fábio Luiz não foram páreos para os gigantes estadunidenses. Jogaram bem, mas não tanto quanto na semifinal, contra Ridardo e Emanuel.

Estes, aliás, foram bronze. Para Ricardo, a terceira medalha olímpica.

E o vôlei de quadra, tanto masculino quanto feminino, também duelarão contra os yankees. Overdose de BRA x USA.

O feminino está sobrando em quadra. E confesso que ainda não assisti a um set sequer dos jogos delas. Tomara que~eu não dê peso logo na final

O masculino, mais uma vez, cresceu durante a competição. E chega forte para buscar o ouro.

Fortes emoções no fim dos jogos.

Obs 1: com as medalhas de hoje, o Brasil saltou para 26ª posição no quadro geral. Começou o dia em 38º. Se os outros esportes tivessem ajudado...

Obs 2: e a seleção masculina de futebol venceu a Bélgica, por 3 a 0, e “conquistou” mais uma medalha de bronze para o Brasil.

Gedeon: a cara do Atlético


Foto: site oficial do Atlético

Esta é a cara do atual time do Atlético.

Ontem, contra o Goiás, o time mais uma vez foi uma lástima.

Digno do público: 3697 pagantes. Como bem disse um torcedor no microfone da Rádio Itatiaia, público do América (com todo respeito ao Coelho).

Por outro lado, para ver Gedeon e outros em campo, gente até demais.

Obs 1: O Atlético só não foi derrotado ontem porque Edson pegou um pênalti.

Obs 2: Yuri, em seu último lance, não conseguiu correr para alcançar uma bola. Ele tem 20 anos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Hoje em campo: líder, pressionado Galo e lusos

O jogo da noite será entre Flamengo e Grêmio, no Maracanã. O tricolor com chances de disparar na frente, o Mengo leva a esperança de dar mais emoção ao campeonato.

Mas por razões óbvias este blogueiro acompanhará de perto Atlético e Goiás, no Mineirão.

Galo pressionado e com o presidente ameaçado por um “torcedor” idiota. Como disse o atleticano Eduardo Costa, na Itatiaia, mandando recado ao estúpido, o Ziza não vai sair, o Galo sempre será forte, teremos que agüentar os "Calistos da vida" e um retardado ainda pode ser preso por fazer ameaças anônimas.

São palavras do Eduardo Costa, que respeito e admiro.

E hoje ainda tem o encontro dos lusitanos Portuguesa e Vasco da Gama, em SP.

Palpites: Mengo, Galo e Vasco

Como nos velhos tempos

Hoje, a Seleção Feminina de futebol do Brasil nos fez relembrar os grandes times masculinos que já vestiram a camisa amarela.

Não seria exagero dizer que a derrota para os EUA foi parecida com a de 1982, na Copa da Espanha, para a Itália.

Se esta seleção não encantou o mundo como aquela, perdeu tão injustamente quanto.

Que jogão! Um massacre sem tamanho, daqueles dignos de gritar gol várias vezes, na esperança de ver a bola lá dentro.

Bola que não entrou.

Os EUA conseguiram fazer 1 a 0 na prorrogação e colocaram uma bola na trave, e foi só. O resto foi Brasil martelando o tempo todo.

Perder faz parte, mas é doloroso.

É doloroso ver a Cristiane, guerreira, desolada ao fim da partida que ela não mereceu perder. Como lutou a brasileira.

Mais uma vez, o futebol brasileiro olímpico ficou no quase.

Mas esse quase foi mais cruel que os outros.

Inter se recupera, Flu sai da zona, Náutico, Santos e Ipatinga continuam calvário

No Vale do Aço, resultado péssimo para ambos. Ipatinga e Santos ficaram no 1 a 1 e seguem na zona do rebaixamento...

... que não tem mais a presença do Fluminense, que venceu o Náutico, por 3 a 1, gols de Washington contra um de Kuki. O Timbu segue na degola. O novo representante da zona da morte é a Portuguesa, que joga hoje.

O Palmeiras começou vencendo o Inter, gol de Alex Mineiro, mas antes de respirar já havia sofrido o empate, Indio marcou. E ainda sofreu a virada, o 3º e o 4º gols.

Se o Inter engrenar, ainda pode brigar na cabeça.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Internet, Tv, Internet, Tv...

Pela internet eu vi que o São Paulo estava empatando a partida com o Atlético/PR, após sair perdendo por 1 a 0. Gols de Pedro Oldoni e Borges.

E vi que o Cruzeiro sofria sufoco do Botafogo, teve o técnico Adilson expulso e vários jogadores amarelados.

Já pela TV vi que o São Paulo virou o jogo, gols de Hugo e André Lima.

Vi também que Renata e Talita ficavam sem o bronze, após serem derrotadas por 2 a 0 (21/19 e 21/17), pela dupla chinesa Xue/Zhang Xi.

E acompanhei os gols do Coritiba, que venceu o Figueirense por 3 a 0(Maurício, João Henrique e Keirrison).

Ainda pela TV vi o gol de pênalti, marcado por Lucio Flávio, que deu a vitória ao Botafogo contra o Cruzeiro.

Na TV, passava o choro da Renata. Mais um(a) atleta brasileiro(a) que pede desculpas por não ter conseguido a medalha.

E agora, na internet, vejo que neste momento (23:10), quatro pontos separam o Cruzeiro, vice-líder, com 39, do 6º lugar, Coritiba, que está com 35 pontos.

De Vitória e Sport só sei que empataram em 0 a 0.

E hoje tem Brasileirão

No Engenhão, às 20h30, o embalado Botafogo(34) tenta vencer o desfalcado Cruzeiro(39). Se vencer, o Fogão passa o Palmeiras, mesmo que provisoariamente.

Por que o Palestra(37) joga às 22h contra o instável Internacional(26), no Beira-Rio. Uma vitória verde faz com que o líder Grêmio são se distancie tanto.

No Morumbi, o São Paulo(33) recebe o Atlético/PR(24) tentando voltar ao G4, de onde saiu na última rodada ao ser derrotado pelo líder Grêmio.

No clássico rubro-negro do Nordeste o Vitória(32) tenta se manter entre os primeiros recebendo o campeão da Copa do Brasil, Sport Recife(27).

Náutico(21) e Fluminense(19), e Ipatinga(16) contra Santos(18) fazem o encontro dos desesperados. Mais uma vez os quatro clubes que ocupam a zona do rebaixamento se enfrentam. Assim foi há duas rodadas.

E hoje ainda tem Coritiba(32) e Figueirense(28), no Couto Pereira. Os coxas brancas estão em oitavo, os barrigas verdes uma posição abaixo.

Palpites: Botafogo, empate, São Paulo, Vitória, empate, empate, Coritiba

Perguntas mineiras III

Por que parte da imprensa só fala em investigar Ricardo Teixeira quando há um fracasso da seleção? Os indícios aí estão desde 2001, na época do polêmico Globo Repórter

Já era Dunga?

A fritura de Dunga era questão de tempo.

Não aconteceu no ano passado porque a seleção, surpreendentemente, goleou a Argentina na final da Copa América.

Bastava um fracasso para que as críticas, que já eram fortes, ficassem ainda mais ferozes.

Dunga não faz um bom trabalho e a imprensa não gosta dele. Combinação explosiva.

O Jornal O Globo, em sua edição eletrônica, dá como certa a contratação de Luxemburgo. O link:http://oglobo.globo.com/esportes/olimpiadas2008/mat/2008/08/20/era_dunga_perto_do_fim_vanderlei_na_mira_da_cbf-547843842.asp

Certo é que Dunga lá está sem nunca ter merecido.

E Luxemburgo pode voltar justamente após a competição que o derrubou, há oito anos.

Ricardo Teixeira afirmou em entrevista que Dunga não cai e será o técnico na Copa da África do Sul.

Os próximos dias serão decisivos. Há a esvaziada disputa pelo bronze olímpico e jogos que podem colocar o Brasil longe do G4 das eliminatórias, contra Chile e Bolívia.

Um resultado ruim e, aí sim, já era Dunga.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

O Game das eleições


O blog das eleições, do UAI, criou o GAME das Eleições. Respondendo 11 questões, o eleitor verifica com qual dos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte suas idéias mais combinam.

As minhas foram de encontro com as do candidato Jorge Periquito, do PRTB.

O link: http://sites2.uai.com.br/eleicoes2008_game/

Argentina desmonta melhor defesa

Fazia tempo que os argentinos não venciam o Brasil em partidas decisiva.

Para completar, o Brasil chegava à semifinal olímpica com a melhor defesa da competição.

Deve ser por isso que Dunga abdicou do direito de atacar.

Rafael Sóbis, isolado na frente, sumia entre os defensores argentinos.

E sem ataque, dificilmente se ganha um clássico. O Dunga deve ter se esquecido que a Argentina não é a Bélgica, Nova Zelândia, China ou Camarões.

Eles não temem o Brasil.

Foram pra cima e, após abrir o placar no início da segunda etapa, a porteira foi escancarada.

Surgiram o segundo e terceiro gols que sepultaram o sonho do ouro.

3 a 0 inquestionáveis.

E de quem muito se esperou no futebol olímpico, não pela qualidade do time, mas pela fragilidade dos outros, vai ter que ficar na luta pelo bronze.

Nada mais a comentar, apenas as atuações:

Renan: Seguro na primeira etapa, foi vendido pela zaga nos gols e ficou pedindo impedimento nos dois primeiros. Nota 6

Rafinha: Muita disposição. E só. Nota 4

Alex Silva: Firme, jogou sério. Nota 7

Breno: Afoito, nervoso, sentiu o clássico: Nota 5,5

Marcelo: Disparado o jogador brasileiro de mais talento nas cinco partidas. Nota 6,5

Lucas: Joga para o time, não aparece. Mas no final, foi expulso após apelar. Nota 5

Anderson: Não sei se prejudicado pelo esquema medroso, não rendeu nada. Enquando pôde, tentou marcar o Messi. Nota 5

Hernanes: Nem de longe o jogador das outras partidas. Nota 5

Diego: Mais uma vez ficou devendo. Nota 4

Ronaldinho Gaúcho: Tentou cadenciar a partida. Completamente fora de ritmo. Nota 4

Rafael Sóbis: Isolado, nada fez. Nota 4

Pato: Jogou? Sem Nota

Thiago Neves: No pouco tempo em campo, conseguiu ser expulso. Sem Nota

Jô: Jogou? Sem Nota

Dunga: O coro do Mineirão, contra a mesma Argentina, diz tudo sobre esse treinador.

O novo jeito americano de ver o quadro de medalhas



Como é praticamente impossível para os Estados Unidos alcançar o 1º lugar no quadro de medalhas, os americanos deram um jeito de não perder a hegemonia. Começaram a difundir um novo ranking de medalhas.


O quadro acima é da famosa revista de esportes Sports Illustrated.
Vale dizer que a China antigamente também usava desse recurso para ficar sempre em primeiro na classificação.



segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Curiosidades 2007 e 2008

Na 20ª rodada do Brasileirão em 2007, o Cruzeiro aparecia na mesma segunda colocação deste ano, assim como o Botafogo era o quarto. Este possuía também o mesmo nº de pontos de agora, 34. A diferença que naquela oportunidade o Fogão estava em queda livre e, agora, está subindo. Já não perde há sete jogos.

Na zona de rebaixamento ano passado estavam dois times que acabaram caindo: Juventude e América/RN. O time potiguar, lanterna, tinha apenas 10 pontos e estava com treze pontos a menos que o time que abria a zona da degola, o Atlético/PR. Hoje, o Ipatinga tem 16 pontos e está cinco pontos abaixo do Náutico, 17º colocado.

O Atlético estava na 10ª posição, com 28 pontos, quatro a menos que este ano. E a posição hoje é três abaixo que na temporada passada. O número de derrotas é o mesmo, oito, tem duas vitórias a menos e dois empates a mais este ano.

Rapidinhas olímpicas

Ginástica:

Decididamente, falta apoio psicológico para os brasileiros deste esporte. Sobre pressão, não rendem. Foi assim com Daiane, em Atenas; Jade, no Pan do Rio e desta vez atingiu o campeão do mundo Diego Hypólito.

Vôlei de Praia:

Ana Paula afundou a dupla formada com Larissa. Talvez pela falta de treino, ou mesmo pelo entrosamento. Larissa jogou muito, mas não teve reciprocidade da companheira nas areias de Pequim. É certo também que Walsh e May jogaram demais e são favoritas ao ouro.
Favoritos são, também, Ricardo e Emanuel. Jogaram demais no sábado, quando venceram uma partida quase perdida e hoje, ao passarem pelos americanos. Agora, terão que enfrentar Márcio e Fábio Luiz. Se por um lado é bom, pois já tem Brasil na final, por outro, uma final brasileira seria sensacional.

Futebol:

Que passeio das meninas brasileiras sobre as alemãs campeãs do mundo. Mostraram aquilo que estava faltando, maturidade. Só não podem entrar de salto alto na decisão contra os EUA. Amanhã, dia de ter nervos de aço. Brasil e Argentina é e sempre será jogão. Os argentinos têm um time melhor. Mas, não era assim na Copa América?

Atletismo:

Um absurdo o que aconteceu com Fabiana Murer. Erro grosseiro da organização que prejudicou, e muito, a brasileira.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Brasil feminino = África masculino

Comparo o futebol feminino brasileiro atual com os africanos de alguns anos atrás.

Explico:

Ambos com muito talento, mas quando jogam partidas decisivas que graças a esse talento deles (africanos) e delas (brasileiras), parecem tranqüilas, conseguem tornar o que era fácil um drama e, muitas vezes, decepção.

Assim foi com Camarões nas quartas de final da Copa do Mundo de 1990, contra a Inglaterra. Saiu na frente, teve o jogo na mão, jogava bem mas perdeu uma infinidade de gols. Resultado: pesou a experiência e a camisa do English Team que se classificou às semifinais.

Na Copa de 1994 também foi assim no encontro de Itália e Nigéria nas fases decisivas. Os nigerianos encantavam o mundo com seu talento mas sucumbiram frente à Azzurra.

No feminino o Brasil tinha tudo para ser campeão mundial ano passado. Jogo duro contra as alemãs na decisão, as brasileiras jogavam melhor, tiveram um penalti desperdiçado por Marta. A história é conhecida: as alemãs cresceram e levaram o título.

Na partida de hoje, pelas quartas de final olímpica, entre Brasil e Noruega, a história quase se repetiu. O Brasil jogou melhor, fez 2 a 0(Daniela e Marta), dominou as nórdicas e perdeu gols.

Fatura liquidada? Que nada...

A goleira Bárbara fez um penalti infantil no final da partida e o drama foi até o apito final.

As norueguesas pressionaram e por pouco não emptaram a partida.

Parece que falta experiência, maturidade.

As meninas jogam uma partida decisiva como se estivessem batendo pelada e isso, muitas vezes, atrapalha a concentração.

Que isso mude na semifinal contra as alemãs.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Perguntas Mineiras II

Marcelo Oliveira acertou ao tirar Marques e Pet?

O Atlético conseguirá vencer o Fluminense do técnico Cuca, o mesmo que caiu diante do Galo quando dirigia o Santos?

Dá para acreditar no fraco Galo contra o Botafogo na partida de volta? Haverá promoção de ingressos para, mais uma vez, colocar a responsabilidade nas costas da torcida?

O Galo não muda

Assustei quando liguei a TV e vi que o Atlético vencia o Botafogo, por 1 a 0, gol de Marques.

E o time jogava bem. Marcava firme e não dava espaço ao time da casa. Chances dos dois lados, até os 46'

Carlos Alberto empatou, de falta, no último lance do 1º tempo

Segundo tempo e jogo morno, ainda mais com a narração do Jota Junior.

Aí, Marcelo tirou Marques e colocou o Raphael Aguiar; depois colocou Tchô no lugar do Pet. Compreensível, pela idade de ambos

Só que chamou o Botafogo pra cima que foi impiedoso.

Fez 2 a 1 com Eduardo e, novamente nos acréscimos, Carlos Alberto fez 3 a 1.

Botafogo quase classificado.

Quem acredita nesse time do Galo?

"Torcendo pelo Brasil"

“Ninguém deve se iludir com os resultados do Pan-07. EUA e Canadá, por exemplo, não mandaram o primeiro time. Nas Olimpíadas, o buraco é mais embaixo”.
Giba, na Playboy de julho/08

A frase do craque do vôlei serve para acabar com o ufanismo que certa rede de tv (plim-plim) quer passar para o brasileiro.

Os resultados do Brasil em Pequim são uma lástima, como sempre.

Não me venham com a esperança do amadurecimento da ginástica.

Este esporte vem “amadurecendo” há anos e, como disse o Juca, passou de nono para oitavo em quatro anos.

Hypolito é sim uma esperança.

Não é só porque existe Michael Phelps que Thiago Pereira não ganha.

Há outros melhores que ele.

E as medalhas do Pan? Lembram da frase do Giba?

No atletismo teremos esperança, uma medalha aqui, outra acolá.

O vôlei e futebol sempre brigam por medalhas mesmo.

No judô o campeão do mundo, João Derly e o xodó da Plim-Plim MG, Luciano Correia, já voltaram pra casa.

A culpa não é dos atletas, e sim dos diretores de confederações, deixo bem claro.

E assim, ficaremos em 22º, 23º, 25º... E vamos comemorar!

Com a verba que possuem, deveriam levar os esportes mais longe.

Leiam o Juca e poderão entender melhor.

Basquete brasileiro só leva toco



Há alguns anos, o basquete brasileiro passa pela maior crise da sua história.

Em 1987, quando o time liderado por Oscar e Marcel surpreendeu o mundo, ao vencer os Estados Unidos nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, e conquistar o ouro na casa dos americanos o esporte da bola ao cesto dividia a segunda colocação na preferência do brasileiro, ao lado da Fórmula 1.

Muitos não sabem, mas o esporte já foi de glórias para o país. No masculino, além do histórico Pan de 1987, o basquete brasileiro conquistou dois campeonatos mundiais (1959/1963), além de duas medalhas de prata e uma de bronze também em mundiais. No Pan-Americano, também foi campeão em 1971, prata em 1963. Nas Olimpíadas o Brasil faturou três bronzes, em 1948, 1960 e 1964.

O feminino conquistou três Pan-Americanos – ninguém se esquece de Fidel se curvando para Paula, em 1991 - um mundial (1994), e duas medalhas olímpicas, prata em 1996 e bronze quatro anos depois, em Atlanta.

As conquistas das meninas foram as últimas glórias desse esporte

Péssimas administrações fizeram com que o Brasil ficasse em 17º lugar no Mundial de 2006, no Japão. A última participação brasileira em Olimpíadas, no basquete masculino, foi em 1996, ainda com Oscar em quadra.

E olha que hoje o Brasil consegue colocar jogadores na NBA. Jogadores esses que não tem a mínima vontade de defender as cores da seleção

Com tantos resultados horríveis e falta de compromisso com a seleção, fácil entender por que o esporte foi perdendo espaço para o vôlei.

Em Pequim, o basquete feminino brasileiro dá vexame e segue para o mesmo buraco do masculino. Após o encerramento de carreira da Janeth, no Pan do Rio, em 2007, não vejo bom futuro para a categoria.

Triste para um esporte que teve heróis como Oscar, Paula, Hortência, Carioquinha, Mosquito, Rosa Branca, Kanela e tantos outros.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O time do Zé Roberto

Mais uma vez a seleção feminina de vôlei foi impiedosa.

Terceira vitória, por 3 a 0.

A vítima da vez foi a Sérvia.

Tomara que dessa vez não amarelem.

O time do Dunga

Pode até ser implicância mas a seleção brasileira, seja olímpica ou principal, sempre deixa a desejar.

Mesmo a Olímpica goleando a China, por 3 a 0, faltou "magia", como disse o Galvão...

Bom mesmo só o Thiago Neves. Dois gols e a comprovação que tem que ser titular.

Que venha Camarões...

De novo os africanos

terça-feira, 12 de agosto de 2008

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Metade já se foi

Chegamos à metade da batalha.

Nenhum morto, mas alguns moribundos, Ipatinga e Fluminense.

Há quem respire por aparelhos, Santos mas ainda podem reagir.

Outros oscilam entre boas vitórias e derrotas vexatórias: Goiás, Atlético/MG, Vasco, Náutico, Figueirense e Portuguesa.

De alguns se esperava mais: Inter e São Paulo;

De outros não se esperava tanto: Coritiba, Grêmio, Vitória

Há quem não esteja nem aí: Sport

Ou não tem como fazer melhor: Botafogo e Atlético/PR

Há quem decepciona após empolgar: Flamengo

E há quem se acostumou a ficar lá em cima e de lá não sai: Cruzeiro e Palmeiras

Vêm aí, mais dezenove rodadas.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A abertura


Foto: Globo.com

Cansativa para quem assiste, imagino para quem desfila e participa.


Essa é minha opinião sobre a abertura de grandes eventos esportivos como Olimpiádas, Pan-Americano, Copa do Mundo.


Mas não há como negar que acontecem momentos emocionantes


Por mais corrupto que seja o esporte, o desfile da delegação brasileira sempre mexe com a gente.


Dá um certo orgulho da bandeira.


Hoje, no desfile da delegação chinesa, emocionante a presença de um garoto de nove anos, sobrevivente e herói do terremoto que abalou a China há dois meses. Ele parecia desfilar em uma parada de escola, não para todo o mundo, tal a simplicidade.
O momento em que a pira olímpíca é acesa sempre é belíssimo.
Hoje, quando a China fez o ginasta Li-Ning voar, ficou no ar a impressão de um certo aviso aos EUA, a grande poência olímpica, que os vermelhos não estão para bricandeira nesses jogos.



Perguntas mineiras

Os cruzeirenses torcerão para o Galo derrotar o Grêmio, amanhã, e tornar a liderança mais próxima dos celestes?

Os atleticanos, empolgados com as duas vitórias seguidas, conseguirão colocar mais torcedores no Mineirão, contra o Grêmio, do que o Cruzeiro colocou ontem, no outro confronto MG/RS, contra O Inter? O público da Raposa foi de 30861 torcedores.

A última batalha da primeira metade

São Paulo x Goiás:
O instável tricolor joga mais uma contra quem ocupa a parte de baixo da tabela. Na última rodada caiu diante do Flu. O São Paulo não ganhará nem mesmo uma posição com vitória, mas pode perder até quatro.O Goiás quer continuar fazendo bonito frente os grandes. Já passou por Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo.

Flamengo x Atlético/PR
Ótima oportunidade para o Flamengo voltar a vencer. Outro revés pode colocar a perigo o emprego de Caio Junior. Na época das vacas gordas, tinha jornalista já falando em título para o time carioca. Menos, muito menos. O Atlético, motivado, mesmo se vencer, subirá no máximo uma posição. Bem diferente da última rodada, quando galgou três postos.

Atlético x Grêmio
O jogo do sábado. O time mineiro, motivado pela virada histórica contra o Santos, tenta parar o líder, o que pode dar o “título” do turno ao rival Cruzeiro. Vitória pode levar o Galo à 9ª colocação. Para o Grêmio o triunfo é sinônimo de título simbólico e a esperança que a escrita do campeão do turno levar o caneco permaneça no fim.

Vitória x Vasco
Os baianos, mesmo com a instabilidade das últimas rodadas, continua lá em cima. E pode roubar uma vaga no G4 do São Paulo. O Vasco, de novo comandante, quer subir uma posição e ficar um pouco mais longe do rebaixamento.

Náutico x Santos
O chavão tem que ser usado: Jogo dos desesperados. O Timbu de velho técnico novo, Roberto Fernandes, tenta voltar a vencer após nove rodadas e subir três posições. O Peixe em crise, com Márcio Fernandes no banco, busca a quinta vitória, passar o próprio Náutico e chegar à 15ª colocação.

Inter x Figueirense
Os gaúchos com 25 pontos, os barrigas verdes com 24; Os colorados podem subir para 9º ou cair para 13º. Os alvinegros querem chegar à 10º e não perder a posição para o Goiás.

Portuguesa x Cruzeiro
A Lusa de namoro com a zona do rebaixamento pode decidir o primeiro turno. Os três pontos podem significar a subida para a 14ª colocação, a derrota fatalmente levará os patrícios para a degola novamente. O Cruzeiro sonha com a liderança na metade do campeonato, mas para isso precisa vencer e torcer para que o Galo ao menos empate com o Grêmio.

Botafogo x Palmeiras
Invicto há quatro partidas, o Fogão tenta se firmar e pode até mesmo entrar no G4 com os três pontos. O Palmeiras pode terminar o turno na vice-liderança, um ponto atrás do Grêmio, como também ver os quatro times abaixo dele encostarem perigosamente.

Coritiba x Sport
A boa surpresa do Paraná recebe o campeão da Copa do Brasil. Os coxas-brancas podem chegar pela primeira vez ao G4, o Leão pode colar no G4. Mas, olhando pelo lado ruim, os paranaenses podem cair três posições e o Sport descer um degrau.

Ipatinga x Fluminense
Assim como Santos e Náutico, jogo entre times na zona do rebaixamento. O Flu respira e tenta a reação, mas nem o triunfo tira o time da zona. O Ipatinga nem com os três pontos largará a lanterna

Cruzeiro convence, Palmeiras goleia, Botafogo se arruma

Foi mais fácil do que se imaginava a vitória do Cruzeiro sobre o Inter.

Principalmente porque abriu o placar logo no início, aos 3min, com Gerson Magrão

O Inter poderia ter empatado, mas Nilmar desperdiçou um pênalti, defendido por Fábio

Aliás, não me lembrava de ter visto Fábio pegar um pênalti. Depois fiquei sabendo que foi o segundo com a camisa do Cruzeiro.

No segundo tempo, Sorondo fez contra, também no início da etapa e o Inter não teve forças para reagir.

O Cruzeiro ainda pode ser "campeão" do 1º turno. Para isso tem que vencer a Lusa e torcer para o Grêmio não vencer o Galo.

No Palestra, o Palmeiras foi soberano debaixo de chuva.

3 a 0 em cima do Vitória, sem maiores dificuldades, fols de Valdívia, Alex Mineiro e Sandro Silva.

Viáfara ainda evitou o pior.

O Porco é terceiro e os baianos continuam em quinto.

O Botafogo venceu a terceira seguida.

Começo a acreditar que o problema do Fogão era o treinador Geninho.

Com um a menos, o time da estrela solitáriva venceu o Figueirense, por 2 a 1, no Orlando Scarpelli e confirma a boa recuperação no campeonato. Nos tempos de Geninho quase frequentou a zona do rebaixamento, hoje já é o oitavo.

Quem mais subiu na rodada: Atlético PR, três posições. Do 17º para o 14º
Quem mais caiu na rodada: Seis equipes caíram uma posição (Fla, Inter, Figueirense, Vasco, Portuguesa e Náutico - este caiu para a zona do rebaixamento)
Melhor ataque do campeonato: Palmeiras, 32 gols
Pior ataque do campeonato: Atlético PR, 17 gols
Melhor defesa do campeonato: Grêmio, 12 gols
Pior defesa do campeonato: Portuguesa, 38 gols

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O que tem em comum...

...Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo, Vitória, Coritiba, Flamengo e Sport?

Seis deles foram campeões estaduais este ano. A exceção é o São Paulo, atual bi-Brasileiro e o Grêmio.

Os oito ocupam as oito primeiras colocações no Brasileirão.

Os oito ainda não trocaram de treinador.

Coincidência?

Tudo bem, O Flu também não trocou o comando e amarga a zona do rebaixamento desde o início da competição.

Mas deve ser questão de tempo a subida do tricolor. Mesmo com o limitado elenco.

Jogos para mexer com a parte de cima da tabela

Todas as seis equipes que entrarão em campo hoje, no complemento da penúltima rodada do turno, estão nas 12 primeiras posições na classificação.

Palmeiras (3º) e Vitória (5º), somam 60 pontos; 31 dos verdes e 29 dos rubro-negros. Uma vitória do Vitória leva os baianos de volta ao G4. Um triunfo dos paulistas, combinado com um tropeço do Cruzeiro, coloca o time dirigido por Luxemburgo na vice-liderança, quatro pontos atrás do Grêmio.

Cruzeiro (2º) e Inter (10º) jogam para casa cheia no Mineirão. Gaúchos e mineiros somam 58 pontos. O Cruzeiro é o único time capaz de tirar o simbólico título do 1º turno do Grêmio. Para isso, tem que vencer hoje e domingo (Portuguesa, em SP), e torcer pelo Galo contra o Grêmio.
O colorado sonha com as estréias de D'Alessandro e Daniel Carvalho, que podem acontecer domingo, principalmente a do argentino e, caso vença, chega à 8ª colocação.

Três posições e um ponto separam o Botafogo (9º) do Figueirense (12º). Os alvinegros somam 49 pontos e ambos caíram uma posição com os resultados de ontem. Caso triunfe o Figueira pode chegar a nona colocação e o Botafogo pode virar o melhor carioca e tomar a sétima colocação do Flamengo.

Vitória ao estilo Dunga

Brasil e Bélgica foi daquelas partidas com cara de 0 a 0.

O primeiro tempo foi sofrível, não houve futebol.

Pato muito mal, os laterais também. Diego foi o Diego de sempre, Anderson não consegue brilhar na seleção. Ronaldinho ainda tentou alguma coisa.

No segundo tempo o jogo melhorou mas, mesmo com a pressão, o gol não aparecia.

Os belgas ficaram quase dez minutos sem ultrapassar o meio de campo.

Vieram as mudanças: Jô, no lugar de Pato; Thiago Neves no de Anderson

E a expulsão de um belga.

Quando o jogo parecia mesmo fadado ao 0 a 0, uma bela jogada de Hernannes decretou a vitória magra, por 1 a 0. O Diego ainda quase atrapalhou o volante são-paulino.

Os belgas ainda tiveram mais um expulso

O Brasil teve um gol bem anulado.

A seleção olímpica agora enfrenta a China, no domingo.

E ficou a sensação que o meio-campo com Hernanes/Ramires/Lucas e Thiago Neves rende mais, e o ataque com Ronaldinho e Jô é mais perigoso.

Três desempregados na semana

Domingo caiu Roberto Fernandes, do Atlético/PR, após derrota em casa para o Botafogo, por 3 a 0.

Hoje caiu Antônio Lopes, do Vasco, após derrota de 2 a 0, para o Coritiba.

Um time carioca algoz de técnico paranaense... um time paranaense algoz de técnico carioca

Hoje caiu também Cuca, do Santos, após derrota de virada, por 3 a 2, para o Atlético

Mineiros, cariocas e pernambucanos e seus jogos

Os mineiros:

Quando Kleber Pereira abriu o placar com 3min., após falha de Edson e Leandro Almeida, parecia outra noite dos horrores para os atleticanos, .

Mas o Galo não sentiu. E por incrível que pareça, jogava melhor.

Até que Vinícius resolveu ajudar o Santos e colocou contra as próprias redes.

2 a 0 injusto, injustíssimo.

Jael, que começa a aparecer bem, diminuiu para o Galo ainda no 1ºtempo.

O acuado Santos temia pelo pior na saída para o intervalo.

O Galo voltou melhor e empatou com Márcio Araújo. Isso mesmo, Márcio Araújo.

Começou a ira da torcida santista.

Que aumentou quando a jovem promessa Raphael Aguiar virou a partida.

O Santos pressionou, o Galo jogou com inteligência e venceu.

Venceu a primeira fora neste Brasileiro;

Venceu por duas vezes seguidas, também pela primeira vez;

E colocou fim a um tabu sexagenário.

Em Porto Alegre, o lanterna Ipatinga amargou a 11ª derrota. Que pode ser considerada normal pois encarar o líder Grêmio, em Porto Alegre, é tarefa das mais ingratas. Foi somente 1 a 0, com o tricolor abusando do direito de perder gols e o Tigre ameaçando empatar... só ameaçando.

Os pernambucanos:
Uma vitória e uma derrota.
A vitória mais do que esperada, pois era improvável que a Lusa conseguisse três pontos na Ilha do Retiro.
Perdeu por 2 a 0 e caiu para 16º lugar. Só não visitou a zona do rebaixamento porque o outro pernambucano, o Náutico, foi derrotado mais uma vez. Caiu para a 17ª colocação e de tanto não vencer - desde a 10ª rodada- chegou à zona da degola.

Os cariocas:

O Vasco perdeu mais uma, 2 a 0, para o Coritiba. Os Coxas estão impossíveis, venceram a segunda consecutiva fora de casa e pode até chegar ao G4 na próxima rodada.

O Flu também parecia fadado a outra noite daquelas, após Hugo abrir o placar do Maracanã para o São Paulo.

Mas Washington, mais uma vez, calou a boca dos tricolores paulistas. Fez três gols e deu uma sobrevida a Renato Gaúcho.

O Flamengo continua seu calvário.

A derrota para o Goiás, por 2 a 1, foi até injusta.

Mas os esmeraldinos não tem nada com isso.

Iarley marcou duas vezes, Léo Moura apenas uma.

O Mengo que já foi líder é sétimo. o Goiás, que já esteve na zona do rebaixamento, é 13º colocado.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Perrela indignado na padaria

Está no blog das Eleições, do UAI:

O candidato do PSB, à Prefeitura de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), faz corpo a corpo, na região do Gutierrez com o seu vice, o deputado estadual Roberto Carvalho (PT). O deputado estadual Zezé Perrela (PSDB) engrossa o cortejo. Entram numa padaria. Degustam um queijinho, enquanto Perrela pergunta às atendentes: "Para que time você torce?". Ouve da primeira: "Galo". Da segunda: "Galo". Da terceira: "Galo". Por fim, desabafa, esquecendo-se de pedir votos: "Nunca vi tanto atleticano em minha vida".

Link:http://www.eunaotenhonome.com.br/eleicoes/blog/eleicoes_2008

O corte de Juliana

Na metade do mês passado, a jogadora de vôlei de praia, Juliana, se machucou seriamente após torcer o joelho disputando uma partida do Circuito Mundial.

Há alguns dias ela afirmou que disputaria os Jogos Olímpicos, ao lado da companheira Larissa.

A confiança da atleta era grande, mas confesso que achei estranho uma recuperação tão rápida de uma lesão no joelho. Mesmo com todos os recursos médicos.

Hoje era o dia limite para a decisão de quais atletas disputarão as medalhas do vôlei de praia. Juliana optou em não jogar.

A decisão foi correta. Desistiu de um sonho, mas não privou sua companheira de tentar a medalha de ouro, algo que seria muito complicado devido às condições físicas dela.

Certamente se ela disputasse os jogos e não tivesse um desempenho à altura do que se espera de uma atleta de alto nível, as críticas seriam duras e cruéis.

Perguntariam o motivo da insistência em jogar, mesmo com pouco tempo de recuperação da lesão.

E a imprensa sabe ser cruel quando quer.

Não se importariam com a dor,

Não se incomodariam com a frustração,

No linguajar popular, cairiam de pau em cima da garota e tudo que ela conquistou ficaria esquecido.

No vaidoso mundo do esporte, Juliana teve uma atitude digna de medalha.

No clima dos Jogos Olímpicos, hoje tem Brasileirão

Vasco x Coritiba
Qual Vasco estará em campo? O que sofre goleadas, (2-5 Santos, 0-4 São Paulo), ou o que aplicou goleada (6-1 Atlético)? O Coxa chega com moral após vencer o Santos, na Vila e, caso vença, pode encostar no G4.

Grêmio x Ipatinga
O time gaúcho pode ser "campeão" do 1º turno nesta rodada. E na era pontos corridos, quem chegou na frente na primeira metade do campeonato ficou com o título. Tem que vencer o lanterna Ipatinga e torcer contra os adversários. Aposto tanto no Grêmio que meu time no CartolaFC tem três jogadores e o técnico gremista.

Sport x Portuguesa
A Lusa foi goleada sábado, mas escapou da zona do rebaixamento. O Sport reabilitou o Galo e não pode perder pontos em casa, caso sonhe com algo no Brasileirão.

Atlético PR x Náutico
Jogo dos desesperados. De técnico interino, o Furacão tem que vencer o Timbu para passar o time pernambucano. O Náutico não vence há muito tempo e despenca a cada rodada. Pode visitar a zona do rebaixamento ainda hoje.

Fluminense x São Paulo
Primeiro encontro após a batalha que travaram na Libertadores. O tricolor carioca levou a melhor naquela oportunidade. Os tempos mudaram, o São Paulo cresce no Brasileirão, e pode decretar a queda de Renato Gaucho. Parreira está de sobreaviso.

Santos x Atlético
O Galo continuará na gangorra? Vence uma em casa, é goleado fora... e assim segue a vida. A chance de se firmar é a mesma da semana passada. Pega um time em crise e desfalcado. Mas isso não tem significado muito para o Atlético, jogo fora contra alvinegros tem sido sinônimo de goleada. E ainda tem um tabu de 60 anos sem vencer na Vila...

Goiás x Flamengo
O Flamengo nunca deve ter comemorado tanto ter que fazer uma partida fora do Rio. Após a bombas de ontem, a pressão é enorme em cima do time rubro-negro. O Goiás tem mais uma oportunidade para subir mais uma posição na tabela.

Tenho errado todos os palpites, mas vamos lá: empate, Grêmio, Sport, Atlético/PR, empate, empate, Goiás

Brasil estréia nas Olimpíadas

O futebol feminino teve a honra de ser a primeira competição brasileira nos Jogos Olímpicos.

E foi um jogão a estréia contra a Alemanha.

Bolas nas traves, grandes jogadas...

Só faltou o gol.

E o Brasil mostrou que é um dos favoritos, ao lado de Alemanha, Noruega e China.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Auditoria no Galo

Está no blog do jornalista Marcelo Machado, do Lance!:

Vai começar uma auditoria nunca vista antes no Atlético. Serão esmiuçadas, retroativamente, as gestões de 2008 a 95, que incluem os presidentes Ziza Valadares, Ricardo Guimarães, Nélio Brant e Paulo Cury. O principal mentor da auditoria é Cláudio Utsch, presidente da comissão especial de autitoria. - Será uma verdadeira autópsia deste moribundo chamado Clube Atlético Mineiro - define Utsch.Publicamente, Ziza declara-se favorável a esta auditoria independente. Utsch e outros conselheiros, porém, sustentam que Ziza era contra a idéia.Auditoria à parte, Alexandre Kalil, figura sempre influente no cenário político alvinegro, não acredita que Ziza cumprirá todo o mandato, até o fim de 2009. Ele avalia que tudo caminha para impeachment. Kalil não se opõe a isto, mas diz que a bandeira do impeachment é levantada pelos mesmos que aprovaram ‘nas coxas’ o balanço 2007 do clube. Cita como exemplo João Batista Ardizoni, presidente do conselho deliberativo.Em tempo: Kalil não confirma que seja candidato à sucessão de Ziza. Mas que não descarta isso, ah, não descarta mesmo...

O link: http://msn.lancenet.com.br/blogs_colunistas/marcelom/comentarios.asp?idpost=18216

Nota deste blog: finalmente passarão o Galo a limpo. Não se trata de caça às bruxas, mas uma tentativa de reerguer o clube e saber o que está errado na conturbada vida do Atlético. Não me lembro de um mês de calmaria no Galo, e olha que acompanho fuebol há muito tempo. Sempre há problemas políticos, atrasos de salários, brigas no elenco, falta de qualidade de jogadores ou, às vezes, tudo isso junto.

Projeto Excelências

Atenção para o link abaixo:

http://http://www.excelencias.org.br/

Nele o internauta poderá encontrar diversas informações sobre deputados e vereadores de todas as capitais do Brasil.

São dados das próprias Casas Legislativas, municipais e estaduais, tribunais e da imprensa.

O Projeto Excelência é mantido pelo Transpartência Brasil, que ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo 2006, como melhor contribuição da imprensa.

Não deixe de ver a tabela do Patrimônio de Candidatos às próximas eleições.

Washington, do Casal 20, e Dodô


O Globo.com noticiou que o ex-centroavante Washington, ídolo do Fluminense na década de 1980, quando formou a dupla tri-campeã carioca (83/84/85) e campeão brasileiro (84) com Assis, está doente e com dificuldades de locomoção.

Sofre de polineuropatia, doença que afeta o movimento das pernas. Mesma doença que atacou Geovani, ex-ídolo do Vasco, também na década de 1980.

Washington foi um verdadeiro ídolo tricolor no time que encantou o país que, além do Csal 20 (Assis e Washington), tinha Tato, Paulo Vitor, Branco, Ricardo Gomes.

Triste notícia para a torcida tricolor e para os que puderam acompanhar o futebol nos anos 80.

No mesmo Globo.com há informação que Dodô, que hoje também é centroavante do Flu, pediu para não enfrentar o São Paulo.

Suspeita-se que se antecipou ao treinador Renato Gaúcho, pois este o barraria.

O que Dodô ganhou pelo Flu?

Tem todo o direito de se sentir insatisfeito, mas pedir para não entrar em campo é demais.

Só joga quando quer? Ou se entrar como titular?

Os mais novos que procurem saber mais sobre Washington e Assis antes de idolatrar os jogadores de hoje.

E isso vale para torcedores de qualquer equipe.

Mais uma das Organizadas

Centro de Treinamento não é local para torcedores protestarem. Lá os jogadores estão trabalhando. Imagine alguém invadir seu escritório ou sua loja com rojões, para reclamar?

Se querem se manifestar, que o façam no estádio, onde pagam ingresso e tem todo o direito.

Balela essa história que torcedor não deve vaiar. Se não estiverem satisfeitos devem sim manifestar o descontentamento, desde que de forma pacífica.

Hoje invadiram o treino do Flamengo.

Semana passada, ameaçaram jogadores do Vasco.

E assim já aconteceu com Atlético, Corinthians, Palmeiras e tantos outros clubes brasileiros.

É o poder que essas organizadas ganharam dos dirigentes. Criaram cobras durante anos, agora que se defendam.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Campanha


Séries A, B, e C... Tulio artilheiro do final de semana

Na 1ª rodada da segunda fase da Série C foram marcados 39 gols em 13 partidas. Dos clubes mais tradicionais que disputam a competição apenas o Paysandu venceu, 2 a 0, sobre o Picos-PI. América-MG e Guarani-SP perderam para o Boa Vista-RJ (0-1) e Ituiutaba(0-2), respectivamente. Santa Cruz-PE e Remo-PA ficaram no empate contra Rio Branco-AC (3-3) e Salgueiro-PE (2-2), ambos jogando em casa.

O Grupo 24 (Caxias e Brasil-RS, Toledo-PR, Marcílio Dias-SC) foi suspenso por determinação do STJD, Itabuna-BA e ASA-AL também foi suspensa.

Foram marcados 39 gols em 13 jogos, média de 3 por partida.

A média da Série A foi de 3,2. 32 gols em 10 jogos.

A média da Série B também foi de 3,2. 32 gols em 10 jogos.

No total foram 103 gols em 33 partidas, média de 3,12.

Túlio Maravilha marcou quatro gols na partida do Vila Nova-GO contra o Marília, pela B, e foi o artilheiro do Brasil no final de semana.

domingo, 3 de agosto de 2008

A rodada

Quatro grandes nas quatro primeira colocações do Brasileirão.

O Grêmio líder com a vitória por 2 a 0 sobre o ex-Libertadores Vitória;

O Cruzeiro vice-líder com a vitória sobre outro rubro-negro, o Flamengo, que não sabe mais o que é vencer;

O Palmeiras continua subindo e é terceiro após bater o Ipatinga fora de casa, por 2 a 0;

E o São Paulo chegou ao G4 goleando o Vasco por 4 a o...

...que em crise comemorou a goleada de quarta-feira, sobre o Galo, mas voltou a ser o Vasco.

Galo que não muda. Aliás, muda o treinador e continua com o mesmo futebol, mas venceu o Sport por 2 a 1, de virada. Sport que agora é 10º;

Se o Sport caiu três posições, o Goiás ganhou 5, ao golear a Portuguesa, por 4 a 0, ontem.

Lusa que volta a zona do rebaixamento, de onde o Fluminense não consegue sair. O tricolor amargou mais uma derrota, para o Inter, por 2 a 1, em casa.

Zona do rebaixamento que ganhou a presença do Atlético/PR com os resultados de ontem e a derrota de hoje, dentro da Arena, por 3 a 0, para o Botafogo.

Quem mais subiu na rodada: Goiás, 5 posições. É 13º
Melhor ataque do campeonato: Grêmio, São Paulo e Vasco, com 30 gols
Melhor defesa: Grêmio, 12 gols
Quem mais caiu na rodada: Sport, caiu 3 posições
Pior ataque do campeonato: Atlético/PR, 15 gols
Pior defesa: Portuguesa, 36 gols

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Atlético efetiva Marcelo Oliveira

Sempre chamado para apagar incêndios, Marcelo Oliveira foi efetivado hoje como treinador do Atlético. Não há nomes no mercado e a solução caseira é providencial para a fase econômica do Galo.

A imprensa teve paciência de sobra com Geninho e Alexandre Gallo. Terão a mesma com Marcelo? Prata da casa costuma não ser valorizado aqui pelos lados das Gerais. Com três tropeços começará a ser questionado e pressionado.

O elenco do Atlético é sofrível. Não se pode esperar muito de um time que tem Gedeon, Mariano e Eduardo - este, aliás, genro do novo treinador (ai...ai...ai...ai). O atual elenco chegou ao limite do "bom" futebol nas partidas contra o Palmeiras e Flamengo. Dificilmente a equipe vai render mais do que aquilo.

Quando ocorre troca no comando geralmente há motivação por parte dos jogadores. O time joga bem, vence uma ou duas partidas, mas não adianta o torcedor se iludir. Se Marcelo Oliveira não tirar coelho da cartola, o Galo vai continuar namorando a zona vermelha.

Que Marcelo seja um Mister M!

Vexame do Galo repercute na política de BH

Está no blog das eleições do UAI:

Cadê o pai do candidato?

Vasco 6 X 1 Atlético O que Gustavo Valadares tem a dizer? Onde está seu pai? Os eleitores sabem que seu pai é o presidente do Atlético? Este é o tipo de risco que existe entre misturar política, futebol e religião. No caso do Galo, a mesma coisa. Mistura tudo. A campanha para deputado federal, em preto e branco, não será. Ironia do destino. O Gallo atrapalhou. Faltou o Leão. Mas o Leão é Villa Nova. Está divertido em Buenos Aires?

Hora: 23:07
Cadê o pai do candidato?
Alexandre Gallo acaba de ser dermitido. Nada a ver com a política. O candidato, fillho do presidente do Clube Atlético Mineiro, está em debate em uma emissora de TV. Nem deve saber do resuktado. Fica a pergunta: Cadê o pai do candidato? No debate, ninguém vai fazer?

Hora 7:21
O Periquito e o Galo
Ao final do debate da tevê Bandeirantes, o candidato Jorge Periquito (PRTB), em suas considerações finais, disparou contra Gustavo Valadares (DEM): "Dá um jeito aí, né, porque 6 a 0 está demais". Valadares ganhou tempo adicional. E aí, reclamou: "É uma tristeza que um debate desses venha tratar de futebol. O meu time é Belo Horizonte. Quero fundar o Belo Horizonte Futebol Clube, quero torná-la a melhor capital do país para se viver. Vamos tratar com mais responsabilidade a questão de BH". Time é assim. Quando é bom, fatura. Quando não é...

Hora 11:27
"Nunca misturei política com futebol
O deputado estadual Gustavo Valadares (DEM) avisa a este blog: “Nunca misturei futebol e política. Já era deputado estadual há três anos quando meu pai foi chamado a assumir a diretoria de futebol do Atlético. Nunca, nunca, nunca frequentei o Atlético”. Segundo Valadares, a única coisa que faz como torcedor é acompanhar o seu time. “Isso como sempre fiz, antes de meu pai assumir qualquer cargo”. Valadares diz ter uma candidatura propositiva para Belo Horizonte, que não tem nem terá qualquer ligação com o Atlético. “Tanto isso é verdade que outro dia o meu pai, como presidente do Atlético, almoçou com a candidata Jô Moraes (PCdoB) e o ministro dos Esportes, Orlando Silva”, afirma. Valadares informa ainda que se orgulha de seu pai e nutre por ele um "amor incondicional".

Nota:
eu também pergunto: Cadê o pai do candidato?
É verdade que Ziza está punido pelo TJD e não pode responder "oficialmente" pelo Atlético, mas o que parece é que deixou o clube à deriva e foi passar férias em Buenos Aires. Ontem, após o vexame, Marco Antônio Bruck, repórter da Itatiaia, tentou um contato com o Presidente e ouviu o dirigente dizer que não iria falar nada e quem teria que responder sobre o desastre era a delegação que estava no Rio.

VERGONHA ATLETICANA

O “futebol” mostrado pelo Atlético ontem, contra o Vasco, não foi conseqüência apenas da ruindade do time.

Há algo por trás da lentidão, corpo mole, falta de vontade de alguns jogadores.

Foi noticiado que no sábado, antes da partida contra o Vitória, alguns jogadores queriam entrar em campo com uma faixa de apoio ao presidente Ziza Valadares. Parece que Petkovic não gostou da idéia.

Isso mostra um grupo rachado. Se com esses jogadores é fato que o Atlético não faria um bom papel no Brasileiro, imagine com o grupo não se dando bem.

O motivo seria o treinador Gallo? Não sei....

Se esse era o motivo, os jogadores conseguiram a demissão do técnico, que era o preferido por alguns jogadores quando Geninho caiu. Alguns nomes do elenco não queriam ver Leão nem pintado de ouro. Os jogadores sabem que com ele o buraco é mais embaixo.

Este foi o time montado para um ano importante na história atleticana. Um grupo que depende de dois jogadores com quase 40 anos e sem as melhores condições físicas. Mariano, César Prates, Gedeon, Márcio Araújo, Eduardo (meu Deus!), são TITULARES do Atlético. Como pode?

Um time montado por um diretor de futebol que caiu de para quedas na centenária história atleticana.

Não vejo três times piores que o Atlético no Brasileirão. Este, aliás, consegue ser pior que o que caiu em 2005.

E a massa vai sofrendo.

Vale lembrar que só este ano o Atlético levou 5 a 0 do Cruzeiro, 5 a 1 do São Paulo, 4 a 0 do Botafogo e agora 6 a 1 do Vasco.

Nota: O Ipatinga também foi derrotado ontem, por 3 a 1, para o Sport e segura de vez a lanterna.

O Grêmio retomou a liderança.