quinta-feira, 31 de julho de 2008

Morais fugiu da concentração

O meia Morais, do Vasco, não vai enfrentar o Atlético na partida de daqui a pouco em São Januário. O jogador alegou estar sem condições psicológicas para a partida devido a pressão da torcida cruz-maltina.

A notícia é do site UOL.

Melhor para o Galo, mas será que o limitado time atleticano saberá aproveitar a crise vascaína?

Dentro de algumas horas saberemos.

Jogos para manter o nível da rodada

Ontem foram marcados 19 gols em 7 jogos, média de 2,71.

Nenhum 0 a 0 e apenas um empate, por 1 a 1.

Times do Sul, Nordeste, Rio e Minas Gerais estarão em campo hoje para completar a 16ª rodada.

Em Curitiba, o Coritiba, embalado pela vitória fora de casa no último sábado recebe o Grêmio, que tenta retomar a liderança, perdida ontem para o Cruzeiro. Os gaúchos caíram da 1ª para a 3ª posição, cedendo lugar também para o Vitória. O Coxa não perdeu nenhuma posição e mesmo que vença o duelo do Sul, continuará em 7º lugar, pois não pode calcançar o São Paulo na 6ª colocação.

O duelo de alvinegros Vasco e Atlético marca o encontro de dois times com elencos limitados que brigarão durante todo o campeonato na parte intermediária ou debaixo da tabela. O Vasco, em crise, caiu para a zona de rebaixamento com vitórias de Santos e Portuguesa. O Galo, se vencer, sobe para a 11ª colocação. Se for derrotado, perde uma posição justamente para o Vasco.

Na Ilha do Retiro, o Sport recebe o Ipatinga. O time pernambucano, caso vença, e deve vencer, pode ganhar três posições (do 10º para o 7º). Se a zebra mineira pintar em Recife o Tigre finalmente deixará a lanterna e a entregará ao Fluminense.

Palpites: Coritiba, empate e Sport

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Jogos das 21:50: Palmeiras soberano, empate em Floripa, Santos surpreende

No jogão da noite, um grande 1º tempo no Palestra Itália e o Palmeiras sobrou na etapa final. O gol de Sandro Silva, após passe sensacional de Valdívia, logo aos 6min, deu tranquilidade ao Porco. O Palmeiras conquistou a sétima vitória no seu estádio, enquanto o Flamengo completou a sexta partida sem vencer. O time carioca já esteve na liderança com cinco pontos de diferença para o 2º colocado, hoje é o quarto, mas apenas dois pontos abaixo do líder.

Em Porto Alegre muita festa da torcida do Inter, eufórica com a contratação de D'Alessandro e Daniel Carvalho. Mas as comemorações foram somente pelos novos reforços. O Santos surpreendeu e venceu a primeira partida fora de casa, por 1 a 0, gol de Maikon Leite, nova revelação da Vila. O Peixe deixou a zona do rebaixamento enquanto o Inter caiu para a nona colocação.

São Paulo e Figueirense foi a única partida sem vencedor na noite. Tadeu abriu o placar para o time da casa, no Orlando Scarpelli e Hugo empatou para os tricolores. Os dois times caíram uma posição na classificação e agora dividem com o Atlético o "título" de rei do empate. Os três clubes empataram seis vezes.

Nota: Este blog acertou apenas três palpites dos jogos de hoje.

Jogos das 20:30: Fogão se recupera, Flu segue na degola

A Portuguesa deixou a zona de rebaixamento e afundou o Fluminense. A Lusa fez 3 a 1, de virada, Jonas (2) e Preto, contra um de Conca.

Foi a nona derrota do tricolor carioca, time que mais perdeu na competição. A Portuguesa deu um salto na classificação e empurrou o outro time "lusitano", o Vasco, para ocupar uma posição na zona da morte.

O Botafogo completou sua terceira partida sem derrota ao bater o Goiás, por 2 a 0, no Emgenhão, gols de Túlio. Ney Franco mostra, mais uma vez, que pode vir a ser um dos grandes treinadores do futebol brasileiro. Caso o Santos triunfe ainda hoje, no Beira Rio, ou o Vasco vença o Atlético amanhã, o Goiás voltará a ocupar a zona do rebaixamento.

Jogos das 19:30: resultados previsíveis

Cruzieiro e Vitória fizeram o dever de casa e, com isso, subiram duas posições na tabela de classificação.

Pelo menos até o fim das outras partidas de hoje.

O Cruzeiro, com autoridade, venceu o Náutico, por 4 a 2, e agora torce contra o Palmeiras para ser continuar líder. Com os quatro gols marcados no Mineirão (Wagner, Guilherme (2) e Henrique) o time celeste tem o melhor ataque do Campeonato, ao lado de Grêmio e Flamengo, com 27 gols. Sempre lembrando que tanto o time gaúcho quanto o carioca ainda não jogaram.

No Barradão, o Vitória voltou a vencer após ver o Atlético/PR sair na frente com gol olímpico marcado por Nem. Marquinhos e Ramon decretaram a nona vitória dos baianos e a sétima derrota dos paranaenses. O time da boa terra por enquanto é vice-líder.

Texto do Jornal Voz do Caraça (Stª Bárbara e região)

Em três tempos

Rivelle Nunes

1ºTempo:
Nem tudo correu às mil maravilhas no clássico Brasil e Argentina, realizado em junho, no Mineirão. E não estou me referindo à partida, abaixo da crítica. A tribuna de imprensa foi improvisada nas cadeiras especiais e, para tentar chegar ao local, jornalistas e cronistas passavam, literalmente, por cima de torcedores e alguns tiveram que trabalhar em pé porque não havia lugar para todos. Cerca de 2000 profissionais estavam credenciados, até a Al Jazeera, a poderosa TV do mundo árabe, apareceu na Pampulha e não havia condições de trabalho para todos. Sem contar a falta de educação de alguns torcedores endinheirados – o ingresso custou R$250 – que insistiam em ficar sentados nos degraus. Muitos jornalistas também se empurraram e se acotovelaram em busca do melhor ângulo para a fotografia ou de um furo de reportagem. Uma verdadeira falta de respeito e profissionalismo. E a Copa de 2014 vem aí...

2ºTempo:
Um pedido público de desculpas e uma entrevista coletiva, tentando justificar o injustificável, confortam a dor de uma mãe que viu seu filho ser metralhado por policiais? Assim agiu o Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, após o carro onde estava o garoto João Roberto ser alvejado por policiais militares que realizavam uma ação atrás de bandidos. Conseguiram confundir uma mãe de família e duas crianças com perigosos delinqüentes. Atiraram primeiro e perguntaram depois. Não foi a primeira, nem a última vez. Na mesma “Cidade Maravilhosa”, o jovem Daniel Duque foi morto na porta de uma boate por um PM que fazia a segurança do filho de uma promotora e um moto boy também foi assassinado quando saia de casa para comprar doce para a filha de cinco anos. No Paraná, PM’s mataram uma estudante que voltava de uma festa. Esses casos aconteceram em menos de um mês e mostram como boa parte das Polícias Militares é despreparada e mal treinada. Já cantavam os Titãs, “dizem que ela existe para proteger”...
Desde criança ouço que a juventude é o futuro do Brasil. Será que essa juventude chegará à fase adulta?

3º Tempo:
Mais de trinta dias após a entrada em vigor, as discussões em torno da polêmica Lei Seca vão, aos poucos, diminuindo. Tudo uma questão de adaptação e os números se mostram indiscutíveis. Na mesma proporção que os proprietários de bares reclamam do prejuízo nas últimas semanas, diminuíram os acidentes com vítimas fatais nas grandes cidades. Em todo o país, caíram cerca de 24% as operações de resgate do SAMU desde o dia 20 de junho. A grande questão é o teor alcoólico permitido no sangue. Quem é contra a Lei Seca acredita que a taxa é pequena, o que realmente é verdade. Mas não há como definir um padrão básico para a embriaguez. Uma pessoa pode ficar embriagada com duas doses, outras com dez. A verdade que os reflexos não serão mais os mesmos após a ingestão de álcool. Dessa forma, a taxa tem que ser zero mesmo. O governo sancionou a lei que se mostra eficaz, mas também precisa se preocupar com as outras causas de morte no trânsito, como as estradas em péssimo estado, automóveis mal conservados em circulação, e que haja punição severa aos motoristas sem habilitação que vira e mexe se envolvem em acidentes.

Até a próxima...

Os jogos desta quarta-feira

Às 19:30, dois jogos:

O encontro entre os rubro-negros Vitória e Atlético/PR. Os baianos reabilitaram Galo, na última rodada, os paranaenses não saíram de um empate com o Figueirense em casa, no domingo, e estão mal na classificação.

No Mineirão, o Cruzeiro pode ser líder, no mínimo por algumas horas, caso vença o Náutico. Liderança com possibilidade de ser estendida, pois os clubes acima dos celestes na classificação tem jogos difíceis fora de casa. O Timbu está em queda livre e não vence há cinco rodadas.

Às 20:30, mais dois jogos:

Portuguesa e Fluminense duelam no Canindé para sair da zona do rebaixamento. Os paulistas entraram na zona de risco na última rodada, os cariocas lá estão desde o início, quando jogavam com time reserva guardando os titulares para a Libertadores. Parece que continuam brincando no Brasileiro...

O Botafogo faz a terceira partida seguida no Rio de Janeiro, contra o Goiás, que ensaiou uma reação mas foi derrotado novamente na rodada passada.

E às 21:45, outros três jogos:

No Palestra Itália, duelo entre o segundo e o sexto colocados. O Flamengo, que não vence há cinco partidas encara o instável Palmeiras que, caso vença, empata em pontos com o rubro-negro;

O Internacional joga em casa para se recuperar do tropeço diante do Ipatinga, contra o Santos, que quer confirmar a reação após a goleada sobre o Vasco.

Em Florianópolis, o Figueirense, segunda pior defesa do Brasileiro recebe o São Paulo, que está subindo.

Palpites: Vitória, Cruzeiro, empate, empate, Palmeiras, Internacional e São Paulo.

terça-feira, 29 de julho de 2008

A confusão da Série C

Trinta e duas equipes, de 21 estados, continuam na luta por uma das quatro vagas na Série B em 2009. Quem se classificar neste segundo quadrangular estará, no mínimo, segundo a CBF, na nova Série C do próximo ano, que será disputada por 20 clubes.

Aí entra o X da questão.

Dezesseis equipes se classificarão para a terceira fase. Dessas, quatro subirão para a B em 2009, restando 12, que se juntarão às quatro que descerem da B para a C somando-se assim... 16 equipes.

E as outras quatro?

Em nenhum artigo, parágrafo ou item do regulamento da Série C deste ano há uma palavra sobre quem terá direito a essas quatro vagas.

Serão os quatro melhores terceiros colocados de cada grupo desta fase?

Mas, se acontecer dessa forma, teoricamente, um quarto colocado de um grupo qualquer pode ter mais pontos que um dos melhores terceiros colocados. É difícil, mas não impossível.

Será que essa brecha não foi deixada de propósito para dar margem a atender pedidos políticos?

Ainda não deu para entender a entrada do América na vaga do Guarani, de Divinópolis.

Nada contra o América.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

O treino da Seleção Olímpica de futebol







Cingapura é um país asiático de 4 milhões de habitantes. Segundo o site da FIFA, naquele país há 54 clubes de futebol profissionalizados e cerca de 10 mil jogadores.
Desnecessário dizer que não possui a mínima tradição no esporte bretão, tanto que está em treceiro no seu grupo das eliminatórias asiáticas, atrás da Arábia Saudita e Uzbequistão, com seis pontos (duas vitórias e quatro derrotas), à frente apenas o Líbano.
Este foi o primeiro adversário do futebol olímpico brasileiro na Ásia. Um teste apenas para dar movimentação aos jogadores, e nada mais que isso.
Mas o Brasil demorou a abrir o placar, o que aconteceu apenas aos 20' do 1º tempo, com Diego.
Seis minutos depois, Ronaldinho ampliou.
No primeiro tempo foi só.

No intervalo, Dunga tirou Pato e colocou Rafael Sóbis; sacou Thiago Silva e deu chances a Breno, e tirou Diego para a entrada de Thiago Neves.

E o jogo no segundo tempo foi ainda pior.

Mais mudanças: Ilsinho no lugar de Marcelo, Ramirez no de Anderson, Jô na vaga de Hernanes.

E o ex-corintiano fez o terceiro gol brasileiro.

Teve tempo ainda para Alex Silva ser expulso aos 45'.

O próximo "adversário" será o Vietnã... que foi goleado por Cingapura, por 5 a 0, no ano passado.

Que cada um tire suas próprias conclusões dos testes, Dunga achou o resultado elástico.

domingo, 27 de julho de 2008

Os outros jogos do domingo

O Grêmio continua líder após empatar em 1 a 1 com o Palmeiras, que caiu duas posições na tabela. Um dilúvio em Porto Alegre e gols de Anderson Pico e Alex Mineiro, artilheiro do Brasileirão ao lado de...

... Kléber Pereira que marcou três gols de pênalti na goleada do Santos, por 5 a 2, em cima do Vasco, na Vila Belmiro. O Peixe subiu uma posição, mas continua na zona do rebaixamento. O Vasco perdeu duas colocações.

O São Paulo venceu a Lusa, por 3 a 1, subiu uma posiçãoe colou no G4. Tem os mesmos 26 pontos do Vitória mas perde no nº de vitórias (8 contra 7). A Lusa caiu uma posição e é a nova visitante da zona do rebaixamento.

O Goiás foi derrotado em casa, por 2 a 1, pelo Sport. O time esmeraldino caiu duas posições e está apenas um ponto acima da zona da degola. O rubro-negro ganhou a segunda seguida e subiu três posições.

Atlético PR e Figueirense não saíram do 0 a 0. Olhando pelo lado Poliana, melhor para os paranaenses que ganharam uma posição. O Figueira, desceu uma colocação.

Outro 0 a 0 foi no clássico carioca. O Flamengo completou quatro partidas sem vencer, continua na 2ª colocação, mas viu os rivais se aproximarem. O Botafogo desceu uma posição.

Melhor ataque do Brasileirão: Grêmio e Flamengo, 27 gols
Melhor defesa: Grêmio, 12 gols
Pior ataque: Atlético PR, 14 gols
Pior defesa: Portuguesa, 31 gols

Boa rodada para o Galo

O Atlético fez sua parte, venceu o Vitória, por 2 a 1, e foi beneficiado com derrotas do Fluminense, Vasco, Portuguesa, Goiás e o empate entre Atlético PR e Figueirense. Com essa combinação, o Galo subiu da 17ª para a 13ª posição. Foi o clube que mais subiu na tabela.

O futebol foi, pelo menos, de muita raça até o final, o que deixou os pouco mais de 7 mil atleticanos presentes no Mineirão mais animados. Mas o time é totalmente dependente de Petkovic, que esteve em campo em todas as quatro vitórias alvinegras no Campeonato.

Vitórias, aliás, contra os quatro times que subiram da Série B.

O Galo colocou o pescoço para fora d'água, mas ainda precisa melhorar muito para deixar a massa tranquila.

Péssimos palpites

Errei todos os palpites para os jogos de ontem, inclusive o do vôlei, que perdeu até mesmo a disputa de hoje, pelo terceiro lugar.

No Brasileirão, TODAS as vitórias de ontem me surpreenderam, melhor para os mineiros que podem, pela 1ª vez, ter 100% de aproveitamento. Após os triunfos de de Cruzeiro e Ipatinga, basta o Galo passar pelo Vitória para esta ser a melhor rodada dos mineiros em toda a competição.

Jogo difícil para o Atlético. Torcida brigada com o time e diretoria, Conselho pedindo a cabeça de diretores. É o pior momento do ano do Centrnário, que pode ter momentos mais fúnebres, caso não aconteçam mudanças radicais. Mais tarde postarei fotos da partida e dos protestos da massa, que mais uma vez promete "Público Zero".

Os outros jogos:

Às 16 horas:
Grêmio x Palmeiras: Jogão no Olímpico lotado. Dois times de astral elevado após as vitórias do meio de semana e brigando na parte de cima da tabela. Sou mais o líder Grêmio, apesar do Celso Roth;

Santos x Vasco: Pode ter queda de treinador no jogo da Vila. Dois times fracos e desesperados. Fico com empate.

Goiás x Sport: Hélio dos Anjos elevou o astral do Goiás, que é favorito em casa contra o campeão da Copa do Brasil.

Atlético PR x Figueirense: O jogo menos atraente da rodada. Nele, também tem cheiro de queda de treinador... e aposto na queda de PC Gusmão.

Às 18:10, além de Galo e Vitória:
Flamengo x Botafogo: O Mengo, que não venceu após a saída de Marcinho, tem o clássico contra o freguês Botafogo para sonhar com a liderança. O alvinegro de moral alta, após a goleada de quarta-feira, já passou da hora de voltar a vencer o Fla. Empate.

São Paulo x Portuguesa: se quiser sonhar com o TRI, o São Paulo não pode perder pontos para a Lusa. E acredito que vá mesmo vencer.

Mais tarde volto, para conferir os resultados!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

O início da 15ª rodada

Os três jogos de amanhã:

Fluminense x Cruzeiro é o melhor deles, mesmo com a equipe carioca sofrendo na zona do rebaixamento, o tricolor é favorito. Joga no Maracanã e o Cruzeiro terá desfalques. Os Perrelas negam, mas o cargo de Adilson Batista está ameçado. Se os celestes perderem, correm o risco de perder mais posições na tabela, principalmente para o...

...Internacional, que mesmo fora de casa, contra o Ipatinga, é muito favorito. O Tigre é um candidato muito forte ao rebaixamento, com seus 10 pontos em 42 disputados.

Náutico x Coritiba - O Timbu está em queda livre, o Coxa ainda não empolgou. Ambos estão na zona da Copa Sul-Americana, com o Coxa dois pontos e três posições à frente do time pernambucano. Nos Aflitos, sou mais Náutico.

Volei arrasador















Mais um show brasileiro nas quadras. Criativo isso, não?

Mas o time dirigido pelo Bernardinho sobra mesmo em todas as competições. Nota-se a vontade de se superar e vencer sempre. São oito anos no topo, sem adversários a altura. As vitórias sobre Rússia e Japão, ambas por 3 a 0, comprovam. Se bem que acredito que a Rússia não jogou tudo que pode.

Amanhã, será a vez da semifinal contra os EUA. Se vencer faz a final no domingo, contra Rússia ou Sérvia.

Chegar nas Olimpíadas com mais um título dará ainda mais moral.

E na China o Brasil será novamente o time a ser batido.